O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse nesta quinta-feira (9) que ficou “maravilhado” durante o encontro que teve com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Cúpula das Américas. Em entrevista à CNN após a reunião bilateral, Bolsonaro afirmou que ele e Biden “comungam da mesma percepção”.

“Foi excepcional, estou muito feliz. Posso dizer que estou maravilhado com ele. Não estou errando em falar dessa maneira. Ficamos quase meia hora conversando reservadamente”, disse o presidente ao repórter Leandro Magalhães, enviado especial da CNN a Los Angeles.

Bolsonaro disse que Biden “concorda” com o governo brasileiro no que diz respeito à Amazônia, destacando o papel do Brasil na preservação ambiental.

“Falamos abertamente sobre Amazônia, depois reservadamente, [ele] concorda conosco. Ela é muito grande. O Brasil é um exemplo para a preservação ambiental do mundo todo. Temos pela frente a questão de energia limpa, como a eólica.”

Segundo o presidente brasileiro, Biden se comprometeu a colaborar com a manutenção da democracia e da liberdade.

“Na reunião reservada, que é segredo de Estado obviamente, ele se comprometeu a colaborar conosco, assim como as nações civilizadas fazem, para o bem dos nossos povos, e a manutenção da democracia, da liberdade. […] Comungamos da mesma percepção. Ficou bom para ele e ficou bom para mim.”

Durante o trecho televisionado encontro, Bolsonaro levantou suspeitas sobre a disputa presidencial brasileira e defendeu “eleições livres, confiáveis e auditáveis”. Na última terça-feira (7), Bolsonaro voltou a levantar suspeitas sobre as eleições americanas, dizendo que “fica com o pé atrás”.

 

 

Fonte: CNN

COMPATILHAR: