Da Redação 

Devido ao número de doação de sangue por parte de Formiga ter caído no Hemominas, unidade de Divinópolis, representantes do centro se reuniram com o prefeito Eugênio Vilela, na sexta-feira (3).

Na reunião ficou acordada a possibilidade do município criar um Posto Avançado de Coleta Externa (Pace). A administração irá analisar os custos para a implantação do posto. Enquanto o Pace não sai do papel, a Prefeitura irá verificar a possibilidade de enviar mais doadores ao hemonúcleo de Divinópolis.

As doações de sangues provindas de Formiga caíram muito nos últimos anos na unidade de Divinópolis, devido a constantes problemas com o transporte, fornecido pela Prefeitura. O transporte dos voluntários foi suspenso por diversas vezes na gestão passada, por falta de veículo adequado.

Em 2014, os então vereadores Pastor Manoel e Luciano do Trailer cogitaram a possibilidade de implantar em Formiga um centro de coleta. Na época, os edis chegaram a visitar o Posto Avançado de Coleta de Sangue do Hemominas em Lavras e em Divinópolis para conhecerem a estrutura organizacional e esclareceram dúvidas a respeito de todo funcionamento, processo de instalação do posto na cidade e campanhas educativas para captar doadores, mas em Formiga,  o projeto não chegou a sair do papel.

O Pace

O Pace tem uma estrutura semelhante a uma Unidade de Coleta da Hemominas e funciona em datas e horários pré-definidos duas ou quatro vezes por mês.

Essa nova modalidade de realização de coleta acontece por meio de uma parceria entre a Fundação Hemominas e a Prefeitura/Secretaria de Saúde dos municípios com mais de 50 mil habitantes.

COMPATILHAR: