Por Paulo Coelho

A inauguração do Parque Municipal Dr. Leopoldo Correa (Praia Popular) foi mais uma vez adiada. Um razoável número de funcionários municipais destacados para promoverem a limpeza dos gramados, quadras, e acessos, está tendo dificuldades com a execução das tarefas uma vez que, pela falta completa de drenagem no local, tudo está praticamente submerso. Com as chuvas intermitentes que caíram na região nos últimos dias, explicou o secretário, o problema se agravou.

Segundo o secretário de Obras, José Ronaldo, não houve erro de projeto, de construção ou falha na fiscalização.

 

Rede elétrica

Toda a rede de energia, que é subterrânea, está inundada, inclusive as caixas de passagem e de acesso a determinados pontos de distribuição.

Foto: Glaudson Rodrigues/Últimas Notícias

(Foto: Paulo Coelho)

Quadras destinadas a pratica de esportes como: peteca, voleibol, frescobol  e outros, também estão completamente alagadas.

Foto: Glaudson Rodrigues/Últimas Notícias

Na parte gramada, como a título de exemplo, a foto mostra a capelinha onde se encontra a imagem de Nossa Senhora Aparecida, a inundação também se faz presente e quem se aventura em se aproximar, acaba atolado no meio da grama.  “Como a imagem original foi encontrada nas águas do rio Paraíba, aqui ela agora também está sobre as águas”, comentou um funcionário municipal que se empenhava em encontrar uma forma de fazer com que a água acumulada fosse escoada.

(Foto: Paulo Coelho)

 

(Foto: Paulo Coelho)

Em um quiosque, os locatários também trabalhavam com puxadores e outras ferramentas, na tentativa de retirar de seu interior o volume d’água que se acumulou no local. Para cada litro retirado, outro tanto ressurgia, pois, como explicou o secretário, a água ali não vinha de cima, vinha de baixo (do terreno), onde por razões óbvias, não havia condições de se criar forma de escoamento (drenagem).

Foto: Glaudson Rodrigues/Últimas Notícias

 

(Foto: Paulo Coelho)

 

Nova data para inauguração

Esta semana, antes mesmo do agravamento da situação a Prefeitura já havia distribuído informação dando conta de que a inauguração havia sido transferida para o dia 1º de dezembro.  O mais provável, a persistir a estação chuvosa é que a data seja postergada novamente.

 

(Foto: Paulo Coelho)

 

 

(Foto: Paulo Coelho)

 

(Foto: Paulo Coelho)

Foto: Glaudson Rodrigues/Últimas Notícias

A história se repete:

Foto tirada em março de 2016 (Glaudon Rodrigues/Últimas Notícias)

 

As inundações na Praia Popular tem se sucedido ao longo dos anos e, talvez, em função disso, o primeiro projeto ofertado ao governo Moacir Ribeiro tão logo houve a demolição das edificações existentes na praia, previa que as novas edificações fossem construídas sobre pilotis. Também a construção de um aterro para sustentar as quadras, diferenciando o nível com relação ao nível da lagoa, estava contemplada no projeto da arquiteta Jéssika Gondim Santos, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e ofertado ao município.

Conheça o projeto de Jéssika:

 

COMPATILHAR: