O prazo para justificar a ausência nas últimas três eleições começou nesta segunda-feira (16) e vai até 16 de abril deste ano. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 582.528 mil cidadãos podem ter o Título eleitoral cancelado, caso não procurem o cartório eleitoral de sua cidade para regularizar a situação.
O cancelamento do título eleitoral impede que a pessoa participe de concursos público, tome posse em cargos públicos ou pratique qualquer ato que exija quitação do serviço militar ou imposto de renda. Além disso, pode ficar sem receber vencimentos ou proventos de função ou emprego público, da administração direta ou indireta.
As pessoas que estão em situação irregular também não podem contrair empréstimos em autarquias, sociedades de economia mista, institutos e caixas de Previdência Social ou em estabelecimento de crédito mantido pelo governo.
Em Formiga
De acordo com a chefe do Cartório Eleitoral de Formiga, Sônia Maria Oliveira Alves, 114 títulos de formiguenses podem ser cancelados caso seus portadores não justifiquem suas ausências até o fim do prazo. Em Córrego Fundo, cinco eleitores podem ter o documento cancelado e em Pimenta, 16.
A partir de agora, o eleitor pode apenas recorrer da multa ? R$3,50 por turno que a pessoa deixou de votar ? caso não tenha condições de pagar ou, caso tenha estado no exterior, pode se justificar sem maiores problemas até trinta dias após o retorno ao Brasil.
O Cartório Eleitoral de Formiga fica à rua Silviano Brandão, nº. 156. O telefone é o 3321-1846.

COMPATILHAR: