Quem decidir presentear o par neste Dia dos Namorados poderá desembolsar mais da metade do valor do produto só para o pagamento de impostos. O perfume importado, por exemplo, presente tradicional na data, tem carga tributária equivalente a 78,43% do preço total, e o nacional tem 69,13% de taxas.
Os dados são de pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), que mostra também que mesmo os presentes mais em conta são altamente tributados. Nas caixas de bombons, os impostos equivalem a 37,61% do preço, e nos cartões, a 37,48%.
Os impostos são elevados ainda em uma prática comum nos dias 12 de junho, o jantar a dois. Neste caso, 32,31% do valor total da conta do restaurante corresponde à carga tributária.
Esses produtos e serviços são considerados supérfluos e, por isso, são mais taxados, conforme explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/ BH), Bruno Falci. ?Os produtos de maior necessidade, como alimentos, têm cargas tributárias menores, e isso é o correto. Mas, no Brasil, as taxas estão impraticáveis, e é preciso diminuir os impostos em todos os itens?, afirma.
Os tributos correspondem, em média, a 41% dos preços cobrados na capital, o que, segundo Falci, é apenas um dos problemas. ?Se esses 41% fossem 50%, e os comerciantes não precisassem ter outros custos, estaria tudo bem?, diz.
De acordo com ele, três fatores encarecem os produtos. O primeiro deles são os impostos elevados. O segundo são a burocracia e a dificuldade envolvidas na arrecadação tributária, que exige a contratação de profissionais como advogados e contadores, além da compra de máquinas emissoras de cupom fiscal.
O terceiro fator, segundo Falci, é a necessidade de pagar novamente pelo que deveria ser suprido por meio dos impostos, como a segurança. Na falta dessa, empresas de vigilância têm que ser contratadas, o que significa outros novos gastos. ?Não é só baixar os impostos. É preciso administrar melhor o dinheiro público e simplificar a arrecadação tributária?.
Prejuízo
As taxas altas de impostos prejudicam toda a cadeia de produção ? indústria, comércio e consumidor. ?Se quem vende pagar menos imposto, quem compra vai ter mais dinheiro para consumir mais, inclusive nas compras de Dia dos Namorados?, afirma Falci.

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