Mais uma vez manteve-se a redução de IPI, e com isso, alguns carros tiveram uma queda ainda maior no preço em relação às tabelas anteriormente divulgadas pelas montadoras. Por conta da crise financeira, iniciada em setembro de 2008, o governo federal implantou em dezembro passado a redução de IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para automóveis novos, numa tentativa de aquecer o setor. Desde então, os preços de carros novos têm registrado queda no país.
Segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), o Fiat Palio e o Ford Ka foram os modelos que apresentaram a maior redução. O Palio custava, em média, R$ 28.715 em setembro de 2008, antes da crise, e agora sai por R$ 25.164 – uma redução de R$ 3.551. Já o preço o Ka, vendido a R$ 31.485 caiu para R$ 28.029 no mesmo período, uma diferença de R$ 3.456.
Os dados da última tabela divulgada levam em conta os preços médios praticados efetivamente no mercado, em várias regiões do país. Assim, a pesquisa funciona apenas como uma referência – as transações podem ocorrer acima ou abaixo dos valores divulgados.
Outro exemplo de redução é o Uno Mille e o Celta, que tiveram reduções menores, mas lideram a lista de carros nacionais zero mais baratos que estão à venda hoje no país. O Mille custa hoje R$ 23.204, contra R$ 25.668 em setembro – uma queda de custo de R$ 2.464. Já o Chevrolet Celta ficou R$ 2.150 mais barato, caindo de R$ 27.050 para R$ 24.900.

COMPATILHAR: