Nacional

Grupo planejava explodir prédio durante debate presidencial

Foto: Reprodução/MJ

A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou, nesta terça-feira (4), a operação Rede Interrompida contra um grupo que planejava colocar explosivos em um prédio onde seria realizado um debate presidencial durante as eleições no Brasil.

As investigações tiveram início a partir de um relatório do CiberLab (Laboratório de Operações Cibernéticas), que identificou indícios das atividades do grupo.

Investigações apontaram planejamento de ações

De acordo com a investigação, comunicações interceptadas indicaram que o grupo fazia referências a ações previstas para o período eleitoral deste ano.

Entre as conversas analisadas, foram identificadas menções à invasão de edificações, seleção de alvos, formação tática, recrutamento interestadual, análise de mapas e compartilhamento de plantas arquitetônicas e modelos tridimensionais de prédios localizados em Brasília, no Distrito Federal.

Segundo a Polícia Civil, o grupo também compartilhava, por meio de mensagens, manuais para a fabricação de artefatos explosivos.

Mandados foram cumpridos em cinco estados

Durante a operação, foram cumpridos oito mandados de busca e apreensão nos estados de São Paulo, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No cumprimento das medidas, os policiais localizaram armas de fogo, facas e canivetes. Também foram apreendidas anotações com referências ao nazismo e a grupos extremistas racistas, além de um chapéu semelhante ao utilizado pela Ku Klux Klan.

A investigação apura os crimes de associação criminosa, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso e delitos previstos na legislação antirracismo.

Até o momento, segundo a Polícia Civil, não está previsto o enquadramento do caso na Lei Antiterrorismo.

Com informações do CNN Brasil