Prefeitos, vereadores, secretários, funcionários do poder público de várias cidades da região participaram de um encontro, no início deste mês. Compareceram representantes de Santo Antônio do Monte, Divinópolis, Formiga, Córrego Fundo, Pains, Perdigão, Carmo do Cajuru, São Sebastião do Oeste, Iguatama, Medeiros, Bambuí e Pimenta.

A reunião foi realizada pela promotora do Meio Ambiente da Comarca de Formiga, Luciana Imaculada de Paula, que convidou os gestores para apresentar e propor uma parceria em um Programa Regional de Controle Populacional de Cães e Gatos. A Lei Estadual 21970 estipula a obrigação de os municípios em executar esse serviço e o Ministério Público se aliou aos parceiros na tentativa de mobilizar os prefeitos a agirem de forma correta nesse tema.

De acordo com a promotora, será disponibilizada para as Prefeituras uma unidade móvel de castração (Castramóvel), que auxiliará os municípios no controle dos animais de rua. Ela contou que haverá um cronograma de utilização do veículo e que o Ministério Público faz o seu trabalho de mobilização e orientação. A adesão ao programa é feita por meio da assinatura de um Termo de Compromisso Positivo. O documento estipula as obrigações do município para que seja implantada a Política Pública em seu território.

A iniciativa é pioneira na região e conta com a parceria do Centro Universitário de Formiga. No final deste mês, será ministrado na instituição um curso gratuito para funcionários da área da saúde e médicos veterinários designados pelas Prefeituras. As atividades teóricas serão ministradas no Salão de Eventos e a parte prática ocorrerá na Clínica de Medicina Veterinária (CLIMVET).

Luciana destacou que no primeiro dia serão realizadas oficinas para preparar os gestores para lidar com controle populacional de cães e gatos. “É um tema relativamente novo e queremos contribuir com os municípios para que eles possam agir da forma certa”, afirmou.

No segundo dia, as atividades serão direcionadas a médicos veterinários para que tenham uma formação sobre como agir em caso de castração e em regime de mutirão. Ela comentou que, a longo prazo, a expectativa é reduzir a população de cães e gatos e minimizar problemas, como o abandono de animais e zoonoses.

“Esperamos que a população compreenda como é importante tratar bem os animais. Esse trabalho de conscientização é que esperamos que fique e permaneça para as próximas gerações”, destacou.

O reitor do Unifor-MG, Marco Antonio de Sousa Leão ressaltou que a instituição sempre tem o hábito de ser parceiro em atividades que envolvam a coletividade e os interesses do cidadão. Afirmou que é importante aliar a comunidade regional e a comunidade acadêmica e que o evento que ocorrerá na instituição nos dias 29 e 30 trará benefícios também para os alunos e professores.

(Fotos: divulgação Unifor-MG

 

Fonte: Unifor-MG ||

COMPATILHAR: