A Farmácia Municipal é a responsável pela distribuição gratuita de fitas de medir glicemia para pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2. No entanto, é importante orientar os usuários quanto ao uso correto desse insumo que pode salvar vidas.

O uso consciente das fitas é tão importante que até a forma de distribuição é diferenciada. Os pacientes têm acesso gratuito às fitas através dos grupos de educação continuada para diabéticos, realizadas uma vez por mês por profissionais farmacêuticos nos Programas de Saúde da Família (PSF’s).

“É muito importante que a pessoa participe das reuniões, pois nelas que são passadas todas as orientações e tiradas todas as dúvidas quanto à medição correta de glicemia”, explicou a farmacêutica Maria Hilda Nunes. Ela ressaltou ainda que quem não pode participar não fica sem o insumo. Um familiar ou um representante pode participar.

A principal orientação é simples, mas importante: seguir à risca as recomendações médicas. O paciente deve usar diariamente o número de fitas indicados pelo profissional.

Outra questão importante é a calibragem correta do aparelho de medição. “Um exemplo é que se a bateria do aparelho estiver fraca, o resultado será alterado. O paciente deve levá-lo em todas as reuniões para que possamos calibrá-lo.” Se necessário, a calibragem pode ser feita nos PSF’s.

 

Fonte: Prefeitura de Formiga ||

COMPATILHAR: