A Prefeitura de Córrego Fundo, por meio das Secretarias de Saúde e de Obras e Meio Ambiente promoverá um mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti na próxima semana (entre os dias 21 e 24).

A ação recolherá pneus e objetos que acumulam foco do mosquito transmissor das doenças dengue, chikungunya e zika. Nos próximos dias, serão divulgados os horários da coleta pelo mutirão na cidade e nas comunidades rurais.

A ação é uma medida preventiva, diante do crescente número de casos das doenças no país e em razão do período chuvoso ser propício à propagação do mosquito. Segundo a coordenadora de Atenção Primária do município, Aline Cristina Miranda de Araújo, no dia 25 de novembro, foi confirmado um caso de dengue na cidade e os cuidados serão intensificados neste período.

O secretário de Saúde, Diequison da Cunha destaca que essa medida ajuda muito com a diminuição do risco de transmissão da doença. Segundo explicou, serão recolhidos todos os objetos que possam acumular água. A ação faz parte do plano municipal de contingência para enfrentamento da doença na cidade, bem como de prevenção das outras epidemias.

Na semana passada, foi realizada uma reunião entre representantes da Secretaria de Saúde, de Obras, Meio Ambiente e também com os agentes de endemias do município para decidir sobre a realização do mutirão, explicou o secretário. “Precisamos contar com o apoio da população. O mutirão será realizado separadamente da coleta dos lixos úmido e seco. Se todos os córregofundenses verificarem seus quintais e lotes e encontrarem entulhos que acumulem água para o descarte adequado, a cidade estará muito mais protegida”, destacou.

Outras medidas

O secretário de Saúde apontou que este é o terceiro mutirão de limpeza para combate a dengue realizado em 2015, sendo que os outros foram realizados em janeiro e julho deste ano. Além desta medida, em junho deste ano, foi iniciado o serviço de Bloqueio de transmissão (Fumacê) pelas ruas da cidade.

Desde o ano passado, as ruas do Chiba e Vargem Grande foram destacadas como ponto estratégico para combate ao foco da doença, contando com um agente de endemias exclusivo para a localidade.

Durante os últimos anos, foram feitas palestras periodicamente sobre o tema nas unidades de saúde e nas escolas, bem como, alertas à população através dos veículos de imprensa.

Prevenção e combate

A ação mais simples para prevenção da Dengue, Chikungunya e Zika é evitar o nascimento do mosquito que transmite as doenças. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente.

A dica é manter recipientes, como caixas d’água, barris, tambores tanques e cisternas, devidamente fechados. E não deixar água parada em locais como: vidros, potes, pratos e vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, panelas, calhas de telhados, bandejas, bacias, drenos de escoamento, canaletas, blocos de cimento, urnas de cemitério, folhas de plantas, tocos e bambus, buracos de árvores, além de outros locais em que a água da chuva é coletada ou armazenada.

 

Prefeitura de Formiga

COMPATILHAR: