A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (30), o Dia D de combate a Sífilis. A ação acontecerá no Terminal Rodoviário e na praça Getúlio Vargas, das 8h às 12h. Serão oferecidos testes rápidos, orientação sobre a doença e distribuição de preservativos.

Em Formiga, foram registrados, até o momento, 17 os casos de sífilis adquirida, sendo 10 em homens e 7 em mulheres. No ano passado foram 16 casos, sendo nove em homens e sete e mulheres. Os casos de sífilis em gestante foram diagnosticados este ano 11 casos e no ano passado, 16.

A sífilis é uma doença silenciosa e de caráter sistêmico. Ela é causada pela bactéria Treponema pallidum, transmitida por contato sexual. Pode ser transmitida também na gestação ou parto, causando consequências como aborto, natimorto, parto prematuro, retardo do desenvolvimento neuropsicomotor, lesões de pele e malformações, com mortalidade em torno de 40% nas crianças infectadas.

A bactéria que causa a Sífilis pode permanecer no corpo da pessoa por décadas para só depois manifestar-se novamente. A principal arma contra a doença é o uso de preservativo durante a relação sexual.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: