O próximo sábado (23) será de combate a dengue em Formiga e uma série de atividades foram programas pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Controle de Endemias, que divulgou quais serão e onde ocorrerão as ações da data.
Estão previstas diversas atividades nas zonas urbana e rural, incluindo ações de conscientização, gincanas em escolas e apresentações artísticas.
O principal objetivo do dia ?D? é alertar a população sobre a situação do município em relação à dengue. Na ocasião, será trabalhada a conscientização em relação a outras doenças que, segundo o departamento, são altamente relevantes para o momento, como leishmaniose, chagas, esquistossomose, além dos cuidados para evitar acidentes com escorpiões. Serão disponibilizadas informações sobre as doenças, sua prevenção e sintomas.
No último levantamento de infestação do mosquito transmissor da doença, realizado em outubro, o índice foi de 2,2 ? considerado de médio risco.
Confira a programação
Praça Getúlio Vargas
Na Praça Getúlio Vargas será feita uma panfletagem educativa e informativa sobre o evento. O trabalho será realizado nas principais ruas do Centro e nas lojas. O evento terá início às 8h30 e tem previsão de término às 10h30.
Praça São Vicente Férrer
Na Praça São Vicente Férrer, serão montadas seis barracas. Nelas, serão abordadas doenças como dengue, leishmaniose, chagas, xistose e escorpião; além de artesanato feito com material reciclado. Nas barracas, haverá pessoas para dar explicações sobre o assunto abordado, além de serem distribuídos panfletos educativos. Durante a manhã, haverá várias atividades relacionadas à dengue e às outras doenças já citadas. O evento terá música e apresentações artísticas durante o período, além de sorteios de brindes e muita descontração. Terá ainda a participação da Escola Municipal Professor Franklin de Carvalho.
Os alunos do Cecon participarão do evento para aferir pressão e orientações sobre a saúde. Haverá um concurso entre os alunos dos Centros de Educação Infantil. Eles irão desfilar com roupas ecológicas, feitas com material reciclado e aqueles que acumulam água servindo de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. Cada Centro de Educação será responsável por escolher um aluno para representá-los. Serão escolhidos primeiro, segundo e terceiro lugares no dia, na Praça São Vicente Férrer. Os participantes não vencedores receberão um prêmio simbólico. O evento terá início às 8h30 e tem previsão de término às 10h30.
Zona Rural
Será realizada na comunidade rural de Albertos e Ponte Vila uma passeata de combate à dengue. Depois cada aluno deverá confeccionar um desenho com uma frase sobre a dengue e será escolhido o melhor de cada sala para ser premiado. Na comunidade da Fazenda Velha, será trabalhada a doença de chagas. Serão expostos materiais sobre a doença. Funcionários passarão informações para os alunos e os moradores locais. Após a exposição, cada aluno deve confeccionar um desenho com uma frase sobre chagas e será escolhido o melhor de cada sala para ser premiado. O objetivo é esclarecer a população rural sobre a doença e sua prevenção. O evento também terá início às 8h30 e tem previsão de término às 10h30.
Gincana nas escolas
Serão realizadas com as escolas municipais uma gincana e uma passeata nas principais ruas que abrangem a escola. Esta parte será dividida em sete áreas:
Área 1
Local do Evento: Escola Municipal Arlindo de Melo
Escolas Participantes: Escola Municipal Arlindo de Melo e Centro de Educação Infantil Maria Augusta Leão.
Área 2
Local do Evento: Escola Municipal Benedita Gomide Leite
Escolas Participantes: Escola Municipal Benedita Gomide Leite e Centro de Educação Infantil Dalva Barbosa Pereira.

Área 3
Local do Evento: Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho

Escolas Participantes: Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho, Escola Municipal José Honorato de Castro e Centro de Educação Infantil Dercy Alves Praça.
Área 4
Local do Evento: Escola Municipal Lídia Braga
Escolas Participantes: Escola Municipal Lídia Braga e Escola Municipal Célia de Melo.

Área 5
Local do Evento: Caic
Escolas Participantes: Caic, Centro de Educação Infantil Maria Hilda de Carvalho Pires e Centro de Educação Infantil José Jerônimo.

Área 6
Local do Evento: Escola Municipal Angelita Gomes Pereira
Escolas Participantes: Escola Municipal Angelita Gomes Pereira.

Área 7

Local do Evento: Cemei
Escolas Participantes: Cemei, Escola Municipal Paulo Barbosa e Centro de Educação Infantil Dona Maruca.

COMPATILHAR: