A secretária Municipal de Administração e Desenvolvimento Econômico, Millena Ribeiro e a Diretora de Desenvolvimento Econômico, Natália Medeiros, visitaram, por meio de Missão organizada pelo Sebrae – MG, o Porto Digital em Recife – Pernambuco.

A missão que foi preparada para envolver atores tanto de Formiga quanto de Divinópolis, aconteceu nos dias 19, 20 e 21 de junho e contou ainda com representantes do Unifor-MG, IFMG-Campus Formiga, Prefeitura Municipal de Divinópolis, Cefet- Campus Divinópolis, empresários e donos de startups dos dois munícipios.

O objetivo da viagem foi fazer um benchmarking com o Porto Digital no intuito de alavancar o ecossistema de inovação nascente na nossa região. O Porto Digital é um dos principais parques tecnológicos e ambientes de inovação do Brasil, sendo referência nacional de uma ação coordenada entre governo, academia e empresas, conhecido como modelo “Triple Helix”.

O grupo visitou, além da gestão do parque, outras 5 empresas embarcadas do ramo de tecnologia e inovação: Softex, Cesar School, Pitang, Mesa. Inc, Joy Street e T.I Saúde.

A Secretária de Administração e Desenvolvimento Econômico Millena Ribeiro, destacou após a intensa imersão vivida no Porto Digital, que entende que Formiga está caminhando para a implantação de uma política de inovação de longo prazo, pautada em base sólida, tendo em vista ações como a Lei Municipal de Incentivo à Inovação e ao Empreendedorismo, e o CITFOR que tem previsão de ser inaugurado no final deste ano.

“Ainda temos um longo caminho para trilhar, pois como vimos no Porto Digital, estratégias bem-sucedidas não acontecem da noite para o dia. Porém, temos os principais insumos para começar algo que não irá se perder com o tempo: Políticas Públicas de uma gestão que dá a devida importância à inovação, incentivando o nascimento desse ambiente e pessoas das três áreas principais engajadas no movimento para fazer acontecer”, destacou Millena.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: