Redação Últimas Notícias 

A Prefeitura de Formiga iniciou nessa terça-feira (4), ações paliativas para conter a fumaça provinda da combustão do lixão no bairro Água Vermelha.  Os trabalhos estão sendo realizados após reunião entre a Prefeitura e os moradores do bairro que, por meio de ofício, exigiram uma solução imediata para o problema.

O encontro ocorreu na quarta-feira da semana passada (29). Durante a reunião, o prefeito Eugênio Vilela se comprometeu com os moradores que irá contratar uma empresa especializada para solucionar o problema definitivamente.

O trabalho iniciado pela Secretaria de Gestão Ambiental consiste em realizar a drenagem pluvial no “buracão” e o plantio de braquiária.

O lixão localizado no prolongamento da rua Euclides da Cunha entrou em combustão no início do ano e os moradores foram acometidos por problemas respiratórios devido à inalação da fumaça.

No mês passado, com o intuito de conter a combustão, a Secretaria de Gestão Ambiental realizou o retaludamento (camadas de terra) da área, mas a ação não surtiu o efeito esperado.  O aterro do lixão fez com que os materiais orgânicos entrassem em decomposição, o que provocou mau cheiro além de não conter a fumaça.

Nessa terça-feira, a Secretaria de Gestão Ambiental iniciou o serviço de drenagem pluvial em seguida plantará a braquiária.  A pasta pede a colaboração da população para que não seja feito o descarte de resíduos sólidos no local. “É preciso que as pessoas tenham mais consciência e evitem os transtornos advindos desta disposição inadequada. Nós temos o serviço de coleta. O certo é colocar o lixo para fora de casa no momento da coleta”, enfatizou a secretária Giovana Borges.

Tratamento

Devido aos problemas respiratórios que acometeram os moradores do Água Vermelha, a Prefeitura disponibilizará atendimento médico com pneumologista na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro.

A unidade de saúde iniciará nesta quinta-feira (6) a triagem dos pacientes. A consulta será realizada pelo médico da UBS, Ronan de Castro.

COMPATILHAR: