Com o objetivo de identificar, difundir e estimular a realização de ações sustentáveis na realização de programas e atividades de caráter socioambiental, dando visibilidade aos trabalhos de sucesso, a Administração Municipal, por meio da secretaria de Gestão Ambiental, lançou o Prêmio “Saint-Hilaire de Boas Práticas Ambientais”.

A cerimônia de entrega dos troféus e certificados aos vencedores será realizada nesta quarta-feira (18), na Praça Ferreira Pires, a parir das 19 horas. O evento, aberto ao público, faz parte da programação especial de Natal prepara pela atual gestão.

Esta é a primeira edição do prêmio que reconhece as boas práticas ambientais realizadas por instituições públicas e privadas; empresas; instituições educacionais; organizações não governamentais e sociedade civil na Cidade das Areias Brancas.

Categoria INSTITUCIONAL PÚBLICA: José Duarte Medeiros Neto – PMMG

A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais, por meio da Instrução 3.03.12/2013, instituiu o Programa de Educação Ambiental (Progea). A ação é desenvolvida em escolas públicas municipais e estaduais, em turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e conta com atividades escritas e práticas, desenhos, histórias, reflexões, seminários, criação do “Clubinho Ambiental”, visitas pedagógicas, e tem, como culminância, uma cerimônia de formatura. As ações visam estimular os alunos a serem competentes e hábeis para a adoção de comportamentos socioambientais, visando a preservação ambiental, a sustentabilidade e a melhoria da qualidade de vida, conhecendo e reconhecendo o ambiente no qual estão inseridos.

Categoria INSTITUCIONAL PRIVADA: Odilon Lúcio do Couto – Recapagem Alterosa

A Recapagem Alterosa desenvolveu um sistema próprio de recapagem, sendo patenteado e exclusivo, o que faz da empresa a única no Brasil capaz de recuperar pneus defeituosos. Anualmente, mais de 2000 pneus “fora de estrada” são colocados novamente em circulação, economizando, desta forma, milhares de toneladas de borracha, metal, nylon, entre outros. De acordo com estimativas, no recapeamento são gastos apenas 20% da quantidade  de material gasto em um pneu novo, o que colabora efetivamente no processo de reciclagem e, consequentemente, com o meio ambiente.

Categoria EMPRESARIAL: Cia Eletroquímica Jaraguá

O projeto “Jaraguá Verde” é desenvolvido há mais de 20 anos. Por meio de recursos próprios, diversas espécies de mudas, principalmente nativas, são cultivadas e, posteriormente, doadas. O trabalho está vinculado a outro projeto social, o “Alimentando Vidas”, no qual, a cada quatro mudas recebidas, um quilo de alimento não perecível é doado a uma instituição existente no município. O projeto incentiva a educação ambiental, tornando possível a recuperação de matas ciliares, o cumprimento de Termos de Ajustamento de Condutas firmados com órgãos ambientais, a implementação de projetos de “Gestão de App”, bem como a recuperação de áreas degradadas.

Categoria ESTUDANTIL: Pollyana Regina Campos e José Davi dos Santos Lopes – CEI Maria Hilda de Carvalho Pires

O projeto, criado em março de 2019, consiste no aproveitamento de um espaço no Centro de Educação Infantil Maria Hilda de Carvalho Pires, para o cultivo de hortaliças. Ele visa o envolvimento dos alunos com as ciências naturais, através do conhecimento das etapas da germinação, do cultivo, e importância da alimentação saudável, além de proporcionar a interação multidisciplinar entre os alunos, funcionários, professores e pais.

 Categoria ONG’S: Márcia Alves – APAF

         A Associação Protetora dos Animais de Formiga (Apaf) desenvolve um trabalho de conscientização e castrações dos animais em situação de rua, desde 2011. As ações de conscientização são realizadas por meio das redes sociais, jornais locais, palestras, panfletos, entre outros meios. Já o sistema de castração é realizado em parceria com a Administração Municipal, visando minimizar os problemas oriundos do descontrole populacional e promovendo um maior bem-estar a estes animais e à população.

August de Saint Hilaire

August de Saint Hilaire foi um viajante e naturalista francês que esteve na região entre 1816 e 1822. Saint Hilaire tinha por costume plantar um jequitibá em toda nascente que encontrava na sua caminhada em direção ao centro este brasileiro. Uma dessas plantas é o famoso Jequitibá de quase 200 anos plantado no bairro Maringá, onde foi erguido o Parque Municipal Chico Mendes.

No dia 25 de novembro do ano passado, após chuvas do final da primavera, a árvore acabou caindo . Agora, a administração municipal aguarda liberação do Ministério Público para dar destinação à madeira da árvore.

COMPATILHAR: