O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga (STSSF), Paulo José de Oliveira, enviou uma nota à imprensa ressaltando que o provedor da Santa Casa de Caridade de Formiga, Geraldo Magela do Couto retirou direitos dos funcionários da entidade.
Na nota, Paulo Oliveira alega que ?ao mesmo tempo em que o provedor fala que respeita, valoriza e que não tem coragem de fazer nenhuma sacanagem com os trabalhadores da Santa Casa, ele insiste e começa a retirar os direitos conquistados nas negociações passadas com o Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga (STSSF) ao longo dos anos. Exemplo disso foi o pagamento do ticket proporcionalmente, ou seja, pela metade. Diminuiu o adicional noturno, está cobrando pela alimentação que a Santa fornece (mesmo recebendo toneladas de doações do Banco de Alimentos), atendimento médico, entre muitos outros. E, ainda, junto com sua direção e gestores vem praticando diariamente um verdadeiro terrorismo contra os funcionários? .
Paulo Oliveira ressalta ainda que ?logicamente que o sindicato não vai ficar nem calado e muito menos parado, entendemos que estas conquistas já passaram a fazer parte do contrato individual e, qualquer alteração somente com concordância do trabalhador. Esta atitude mostra a truculência e desrespeito para com os funcionários. Por isso, é preciso dar uma resposta à altura. Os funcionários, revoltados e indignados, já se mobilizaram e o sindicato já está tomando as providências necessárias? , afirma o presidente.
Reunião em Divinópolis
No dia 30 de julho estiveram na Gerência Regional do Trabalho (DRT), em Divinópolis, os representantes da Santa Casa de Caridade de Formiga e do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde, dando início às negociações salariais visando o Acordo Coletivo de Trabalho 2010.
De acordo com Paulo Oliveira, a direção do hospital foi quem pediu a reunião na DRT para iniciar a negociação com o sindicato, ?mostrando mais uma vez o descaso e desrespeito com a categoria, sequer levou uma contraproposta, mostrando ainda desconhecer até nossa pauta de reivindicações, entregue à direção em 19 de dezembro de 2009. Além disso, ainda pediram um prazo de mais vinte dias para estudar a pauta e apresentar sua proposta. Absurdo isso! O sindicato, que há mais de seis meses, espera pelo acordo mostrando boa vontade concordou com o prazo solicitado, e a nova reunião ficou agendada para o dia 23 de agosto de 2010. Neste prazo, a Santa Casa acordou e se comprometeu a não alterar a jornada de trabalho de 12×36 dos trabalhadores, no entanto, vem inescrupulosamente desrespeitando até esse acordo, ou seja, vem alterando o horário de muitos trabalhadores?.
Ainda na nota, o presidente do sindicato disse que, ?quanto aos demais direitos, o provedor insistiu em constar na ata a manutenção da validade do nosso acordo anterior para que desse legalidade aos seus atos na Santa Casa. O sindicato não aceitou tendo em vista os prejuízos que essa concordância poderá trazer aos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores, os quais por Lei já possuem direito adquirido dos benefícios antes conquistados e praticados?.
?Infelizmente e com certeza, depois dos funcionários, mais uma vez será a entidade Santa Casa de Caridade de Formiga quem será penalizada e por tabela a sua comunidade usuária. Fica-nos a pergunta de sempre: Cadê os Irmãos Benfeitores que têm por obrigação e responsabilidade zelar pela Santa Casa? Cadê nossa sociedade organizada, cadê nossa comunidade usuária? A Santa Casa ainda é uma entidade da comunidade! Acordem!!!?, finaliza o presidente do sindicato.
Nota da redação: A redação tentou contato com a direção da Santa Casa, mas, até o momento, ainda não conseguiu falar com os responsáveis. Entretanto, assim que forem obtidas as explicações por parte da provedoria serão publicadas aqui no portal Últimas Notícias.

COMPATILHAR: