O presidente do projeto Tatame do Bem, Rodrigo Assalin fez uso da ?Tribuna do Povo?, na reunião da Câmara desta segunda-feira (9).
Juntamente com mais dois professores do projeto, Maycon Cândido Faria e Noé Silva de Oliveira, Rodrigo fez um apelo ao Legislativo e ao Executivo solicitando ajuda para manter o projeto.
O Tatame do Bem oferece aulas gratuitas de jiu-jitsu e conta com cinco unidades localizadas em bairros carentes da cidade. O projeto recebe apenas a ajuda de alguns empresários e instituições, para atender 370 crianças. ?De tapinha nas costas o projeto está cheio, precisamos de ajuda financeira para manter nossas unidades?, declarou Rodrigo Assalin, que apresentou para os vereadores os gastos mensais do projeto.
De acordo com ele, os gastos mensais de cada uma das unidades ficam em R$ 1.475. Nessas contas estão contabilizado aluguel, água, luz, combustível gasto pelos professores, materiais de limpeza e a colaboração com a Federação Mineira de Jiu-Jitsu (FMJJ). Nas contas apresentadas, o presidente do projeto não incluiu os gastos com competições: viagem, estadia, e outros.
Além da contabilidade do Tatame do Bem, Rodrigo apresentou aos vereadores os novos planos que pretende desenvolver no projeto. Um deles é a implantação de uma cozinha na unidade V do Tatame, localizada no bairro Geraldo Veloso. ?Pretendemos oferecer alimentação para as crianças, mas para isso precisamos da ajuda da Prefeitura?. Ele explicou ainda que além de ministrar aulas no bairro, os professores do projeto fazem um trabalho de conscientização ambiental e social com as crianças. ?Ao contrário do que algumas pessoas pensam, os moradores do bairro Geraldo Veloso não são bichos e sim pessoas carentes que precisam da ajuda da administração, dos vereadores e do resto da sociedade?.
Para o presidente do projeto, não há nada mais gratificante do que o agradecimento das mães e familiares dos alunos. ?É emocionante ouvir de uma mãe que salvamos o filho dela da marginalidade. É isso que queremos mostrar para a administração: cada aluno que recebemos no projeto é um bandido a menos nas ruas e um atleta a mais para a cidade?, explicou.
No início deste mês, os alunos do projeto participaram da IV Copa Centro-Oeste de Jiu-Jitsu na cidade de Divinópolis e conquistaram 24 medalhas de ouro, 16 de prata e 4 de bronze, ficando em segundo lugar na classificação por equipes. ?Lutamos muito para conseguir essa premiação e estamos orgulhosos em levar o nome da cidade ao pódio. Em todos os lugares que competimos, somos parabenizados pela iniciativa, pela qualidade dos nossos lutadores e em todos os lugares as pessoas não acreditam que não recebemos apoio do Executivo?, disse Assalin.
?Venho até a Câmara para solicitar aos vereadores que intermedeiem pelo Tatame do Bem junto ao prefeito Moacir Ribeiro para que ele possa nos ajudar a manter o projeto. Não estamos apenas levando o nome de Formiga ao pódio, estamos salvando vidas?, disse Rodrigo, que foi parabenizado pelos vereadores pela iniciativa de criar o Tatame do Bem.
Os vereadores de situação, José Aparecido Monteiro (Zezinho Gaiola), Rosimeire Mendonça (Meirinha), Josino Bernardes e Evandro Donizeth da Cunha ( Piruca) se comprometeram a marcar uma reunião com o prefeito Moacir. ?Não posso garantir que a administração irá ajudar o projeto, devido aos problemas financeiros enfrentados pelo município, mas me comprometo a marcar uma reunião entre os integrantes do Tatame do Bem e o prefeito para que juntos cheguem a um acordo?, disse Zezinho Gaiola.
Os vereadores de oposição, em especial Arnaldo Gontijo e Mauro César se colocaram à disposição para ajudar o projeto no que for preciso, mas informaram que não poderiam interceder junto à administração. ?Não é segredo para ninguém que a administração boicota qualquer pedido que nós vereadores de oposição, dirijamos a ela, então me coloco a disposição para ajudar o projeto no que for preciso e peço aos vereadores de situação que intercedam pelo Tatame?, declarou Mauro César.
Tatame do Bem
Criado há sete anos pelo engenheiro de produção Rodrigo Assalin, o projeto Tatame do Bem possui cinco unidades localizadas nos bairros: Água Vermelha, Novo Horizonte, Vila Padre Remaclo, Geraldo Veloso e na instituição Patronato São Luís.
De acordo com Rodrigo, o projeto foi criado devido a uma oportunidade que ele teve em receber desconto na mensalidade da faculdade. ?Para conseguir o desconto eu teria que apresentar um projeto social e como treinava jiu-jitsu, tive a ideia de ministrar aulas para crianças carentes?, encerrou.

COMPATILHAR: