A juíza federal da Vara do Trabalho de Formiga, Graça Maria Borges de Freitas, ministrou na terça-feira (9), a palestra ?Meio Ambiente do Trabalho Saudável ? Prevenção de Doenças do Trabalho e Doenças Ocupacionais?, no Salão Nobre do Unifor ?Eunézimo Lima?. O evento foi uma parceria entre o Centro Universitário, a 16a Subseção da OAB/MG (Ordem dos Advogados do Brasil ? Seção de Minas Gerais) ? Formiga, a Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O evento foi proposto pela juíza da Vara do Trabalho, que tem a intenção de conscientizar os trabalhadores e empresários quanto à adequação do meio ambiente de trabalho saudável, obedecendo as regras de conforto e prevenindo doenças e acidentes. ?Grande parte das demandas na Vara do Trabalho são originadas de problemas relacionados ao meio ambiente de trabalho. É importante chamar a atenção para o assunto, para que ocorra uma mudança de cultura e, consequentemente, a implantação de políticas permanentes?.
Na ocasião, além de advogados e profissionais da advocacia, compareceram acadêmicos de todos os períodos de Direito e estudantes dos 4o e 8o períodos de Fisioterapia.
A campanha
A juíza da Vara do Trabalho propôs, ainda, a realização de uma campanha para prevenir os acidentes de trabalho na cidade e na região. No dia 05 de agosto, foi realizada uma reunião, no Fórum da Justiça do Trabalho de Formiga, com representantes de emissoras de rádio e televisão, para dar início às ações da campanha, que, segundo a juíza, tem como objetivo pensar alternativas de prevenção aos acidentes de trabalho nas empresas e desempenhar um trabalho de conscientização. Estão previstas várias ações até o final do ano.

COMPATILHAR: