Uma obra que saiu do papel e agora já ocupa 400 metros quadrados no Bairro Jardim Europa, em Nova Serrana, deve garantir acessibilidade de custo no tratamento de saúde de cães e gatos. A Unidade de Atendimento aos Pets (UAP), um projeto sonhado há mais de uma década pela vereadora Tainá Zumerli (Cidadania), está em fase final de conclusão da primeira etapa e deve garantir socorro e cuidados básicos aos cães de rua e de famílias carentes do município.

Voluntária de causas animais há mais de 10 anos, Tainá é também a fundadora da Organização não Governamental (ONG) “SOS Animais”. Como atuante na causa, já precisou e auxiliou tutores inúmeras vezes, na busca por atendimentos médicos urgentes e tratamentos de cães e gatos.

Além disso, viu e sentiu na pele que a falta de um serviço especializado para os animais pode muitas vezes condená-los à morte, como o que ocorreu com a estudante Amanda Amaral, que perdeu o cãozinho Zeca com a doença do carrapato, há dois anos. Tudo que ela precisava era ter tido um diagnóstico para cuidar efetivamente do problema.

“Eu não tive condições de levar em um veterinário e vi meu cachorro adoecendo, mas como ele tinha uns picos de melhora e piora eu sempre achava que era algo que ia passar e não foi isso que aconteceu. Se tivesse naquela ocasião, um local com preço acessível para que eu pudesse pelo menos ter o diagnóstico com mais antecedência, talvez o Zeca teria recebido tratamento adequado para estar comigo até hoje. Fico feliz em ver que uma causa dessa está ganhando destaque e que várias pessoas estão ajudando para que Nova Serrana tenha uma unidade só para cães”, destacou Amanda.

Motivação

Foi justamente com o sentimento de mudar a realidade desses animais, e tendo eles como o maior incentivo, que Tainá entrou para a política e desde 2021 ocupa uma cadeira no Legislativo. Desde então, a batalha por ações efetivas, as quais ela já encabeçava há anos, ganhou visibilidade e voz. A UAP significa hoje a concretização do maior sonho da parlamentar e quando estiver pronta, a unidade será a primeira da região Centro-Oeste mineiro.

“Como fundadora e voluntária de um movimento em prol da causa animal há 10 anos na cidade eu já sabia da inexistência do serviço, a falta de políticas públicas, a falta de controle populacional e a necessidade do município em ter um atendimento para os animais em situação de abandono e com preços diferenciados para os pets das famílias de baixa renda. Minha maior motivação para entrar na política foi a causa animal e sendo eleita, iniciando o mandato em 2021, tirei todos os projetos guardados na gaveta, soluções e projetos que inclusive já tinha apresentado anteriormente ao município”, disse.

Início do sonho

Assim que assumiu o mandato, Tainá procurou o prefeito Euzébio Lago (MDB) e expôs a ele a necessidade de ter uma unidade com atendimento especializado para cães e gatos.

Vendo a defesa da parlamentar quanto à necessidade deste tipo de atendimento, a Prefeitura enviou para a Câmara um projeto de sessão de uso, cedendo um lote de mil metros quadrados para que a ONG pudesse construir uma unidade que trouxesse solução para os animais de rua e tutores carentes, quanto aos atendimentos de saúde.

No mesmo mês, o projeto foi posto em pauta e vereadores votaram e aprovaram, mas os trabalhos não pararam por aí. Tainá procurou, em Brasília, apoio de um deputado federal e ao apresentar a ideia, conseguiu que o político destinasse uma emenda no valor R$ 400 mil para o início da obra.

“Esse é um projeto de quase R$ 1 milhão. Por isso dividimos ele em etapas, e agora virá também um recurso de um deputado estadual, e em seguida, mais recursos para equipar e manter essa unidade em funcionamento. Apesar de tantos desafios, a UAP vai trazer conforto e solução em saúde para esses animais”, pontuou.

Primeira etapa da obra

A construção da UAP está em fase de conclusão da 1ª etapa. O engenheiro responsável pela construção Caique Oliveira, disse que os trabalhos estão avançados com a colocação de laje. A equipe segue um rigoroso plano de trabalho e cronograma de obras para que tudo seja finalizado em 2023.

“Nós estamos muito satisfeitos em ver o atual estágio da obra e tudo isso só está sendo concretizado devido ao apoio de todos. A Unidade de Atendimento aos Pets será gerida através de parceria público-privada, com convênios também com faculdades e terá o objetivo de atender os animais de rua, conforme o que é estabelecido por diversos critérios legais, inclusive com serviços como vacinação, banho e tosa, laboratório, castração, cirurgias e outras questões”, explicou.

Ações futuras

Para perpetuar a necessidade de lutar pelos animais, Tainá contou que o espaço também será educativo. A ideia será formalizar convênios e parcerias com escolas da região para receber alunos e comunidade escolar para visitas educativas.

“Vamos usar esse espaço também para falar sobre a causa, os cuidados com os animais e fortalecer cada vez mais o combate contra os maus-tratos”, finalizou.

 

COMPATILHAR: