De acordo com o secretário de Saúde de Arcos, Evaldo Rui, a morte da professora Terezinha Gontijo foi constatada entre 23h30 e 00h desta terça-feira. A professora morreu com sintomas de dengue hemorrágica, apesar disso, o secretário diz que é precipitado afirmar que a causa da morte foi o tipo hemorrágico da doença. A causa clínica para a morte não foi divulgada, pois depende de exames laboratoriais, comenta Evaldo Rui.
Terezinha Gontijo era a terceira arcoense com sintomas da dengue hemorrágica. Numa entrevista concedida à Rádio Cidade AM, o diretor técnico da Santa Casa de Arcos, Roberto Alves, informou que o caso da professora se agravou na noite desta terça-feira e que ela seria encaminhada para Belo Horizonte.
O corpo da professora já está em Arcos e será enterrado às 14h. Ainda não há relatos de outras mortes por dengue hemorrágica no Estado neste ano.
De acordo com o diretor técnico da Santa Casa, já se pode falar em mais de 4 mil infectados em Arcos, fato também afirmado pelo secretário de Saúde, Evaldo Rui. ?A situação é tão grave que temos de pensar em uma forma mais efetiva. Poderíamos pensar em paralisar tudo em um dia, deixar aberto somente farmácias, hospital e Fumusa?, aconselhou o médico em uma reunião que aconteceu na segunda-feira (25), na Câmara Municipal de Arcos.
Precauções
Após o registro da possível morte por dengue hemorrágica, a Prefeitura de Arcos começou uma ?operação de guerra? para combater a dengue, inclusive com ações durante o fim de semana.
?Estamos com uma certa dificuldade em encontrar os moradores durante a semana em suas casas. Com isso, os agentes epidemiológicos trabalharão no fim de semana para fazer a verificação dos imóveis?, comenta o assessor de Comunicação da Prefeitura, Márcio Ferreira. De acordo com ele, haverá também a contratação de mais 20 agentes de endemias.
Devido à gravidade do quadro de dengue em Arcos e tamanha a necessidade em empenhar mais servidores no trabalho de combate à doença, os eventos do Verão Vivo, que começaram no domingo passado (24), estão suspensos.
Ontem chegou a Arcos o técnico em endemias da Gerência Regional de Saúde, de Divinópolis, Magno Luiz, para que avalie a situação do município. Ele fará um diagnóstico que será encaminhado à Secretaria Estadual de Saúde e também ao Ministério da Saúde.
?Uma força tarefa será colocada em prática com máquinas e homens contratados para combater a dengue. Uma audiência pública está marcada para esta quinta-feira (28), às 19h, na Casa de Cultura, para apresentar e discutir o quadro de dengue em Arcos?, ressalta Márcio Ferreira.

COMPATILHAR: