Entre os dias 14 e 18 de fevereiro, professoras da rede municipal de ensino participaram do primeiro módulo do Programa de Formação Continuada de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Pró-Letramento, realizado pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (Faced/UFU), em parceria com o MEC.
As quatro professoras participantes serão multiplicadoras. Os tutores fizeram 40 horas/aula de curso. Para a área de matemática participaram Sirlei Carvalho Fonseca e Joelma Inês da Cunha, professoras da Escola Municipal José Honorato de Castro. Para a área de alfabetização e linguagem, Naliana Vieira de Almeida Alcides, da Escola Municipal Miralda e Ana Paula Miranda Rodrigues de Faria, da escola Municipal Paulo Barbosa.
Nessa primeira etapa, o curso de aperfeiçoamento está sendo ministrado para 114 tutores que posteriormente, repassarão aos aproximadamente 2.640 professores cursistas, de 45 municípios da região, inclusive o município de Formiga.
Capacitação da Rede Municipal
Na rede municipal serão capacitados mais de 100 professores durante o ano de 2011, com uma carga horária de 120 horas. As tutoras farão o repasse para as professoras que se inscreveram no programa. O encontro acontecerá toda segunda-feira, a partir das 18h, na Escola Municipal Miralda da Silva Carvalho.
Esta parceria entre MEC e Prefeitura Municipal de Formiga é mais uma ação do PAR para a melhoria do desempenho dos alunos.
No dia 24 de fevereiro às 19h, no Cemap, será realizada a aula inaugural do Programa do Pró-Letramento marcando a abertura dos trabalhos de capacitação dos professores da rede municipal em alfabetização e matemática.
Programa Pró-letramento
O Programa é realizado pelo MEC, em parceria com as Universidades Federais e Sistemas Municipais e Estaduais de Educação. O objetivo é contribuir com a melhoria da qualidade de educação, nas áreas de matemática e alfabetização e linguagem, por meio da formação continuada dos professores das séries iniciais do ensino fundamental.

COMPATILHAR: