Os 79 profissionais do programa Mais Médicos que estão trabalhando em unidades de saúde de Minas Gerais já são responsáveis por atender 272 mil pessoas em todo o Estado. O dado foi divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (15).
A abrangência da atuação dos médicos é calculada com base no número de famílias cadastradas para o atendimento nas unidades básicas de saúde. De acordo com o Ministério da Saúde, cada equipe de atenção básica do Sistema Único de Saúde (SUS) cobre, em média, 3.450 pessoas.
Há 1.020 profissionais atendendo no interior e nas periferias de cidades de todo o Brasil, o que representa 3,5 milhões de brasileiros atendidos. Este número deve aumentar quando 237 estrangeiros que ainda aguardam a emissão do registro profissional receberem a autorização para trabalhar no país.
Ainda segundo o Ministério da Saúde, 2.597 profissionais selecionados na segunda etapa do Mais Médicos, devem iniciar suas atividades ainda em outubro. Com isso, o número de pessoas atendidas em atenção básica deve chegar a mais 13,3 milhões.

COMPATILHAR: