Realizado pela primeira vez neste ano, o Aproxime-se, programa de extensão promovido pelo Caed/UFMG, já tem nova edição confirmada para 2014. Os preparativos já começam agora, com a seleção da equipe de bolsistas que irão auxiliar as atividades. Serão oferecidas 10 vagas, destinadas às cidades de Araçuaí, Bom Despacho, Buritis, Campos Gerais, Conceição do Mato Dentro, Corinto, Governador Valadares, Januária, Montes Claros e Formiga.
As inscrições para o processo seletivo estarão abertas de 7 a 20 de janeiro e deverão ser feitas pelo formulário eletrônico disponível no site do Caed, durante o período. Podem concorrer às vagas alunos dos cursos de graduação de Ciências Biológicas, Geografia, Matemática, Química e Pedagogia, na modalidade a distância, oferecidos pela UFMG, regularmente matriculados do segundo ao sexto período. Os candidatos também deverão enviar uma carta de intenções sobre sua participação no programa e impressões sobre a EaD e sua importância para a educação do seu município, além da cópia eletrônica dos documentos listados pelo edital do concurso.
A seleção será baseada na análise da documentação apresentada e, eventualmente, em entrevistas com os coordenadores do programa. Os aprovados irão cumprir carga horária de 20 horas semanais, que incluem reuniões e encontros de planejamento e, ocasionalmente, viagens a outros locais. A remuneração é uma bolsa mensal, no valor de R$ 400 e com duração prevista para até dezembro de 2014. O resultado final será publicado no dia 24 de janeiro, e as atividades terão início no dia 1º de fevereiro.
Informações adicionais poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (31) 3409-3207.
Aproxime-se
Nos últimos anos, com a ampliação de cursos de graduação a distância, muito tem se debatido também sobre a necessidade e a falta de oferta de programas de extensão universitária para as comunidades a que pertencem os alunos matriculados nessa modalidade.
O desenvolvimento de programas e ações de Extensão nos polos da Universidade Aberta do Brasil (UAB) compõe-se de um importante objetivo a ser alcançado pela academia a fim de estreitar as fronteiras entre a universidade pública e a comunidade local. O programa ?Aproxime-se? nasce nesse cenário e defende que os polos universitários devam constituir-se como espaços de construção do saber e divulgação da ciência e da tecnologia para as comunidades acadêmicas e locais dos municípios onde estão localizados.Pensado dentro da UFMG no início deste ano, o ?Aproxime-se? tem o objetivo de orientar ações de extensão em nove polos da EaD em Minas Gerais. A partir da iniciativa de profissionais da coordenação e da Equipe Multidisciplinar do Caed/UFMG, o programa representa um novo horizonte para a EaD, uma vez que abre um espaço de interlocução, reflexão e avaliação da importância da extensão na formação universitária a distância, garantindo assim o tripé ensino, pesquisa e extensão.

COMPATILHAR: