O prefeito Aluísio Veloso/PT e a mesa diretora da Câmara Municipal irão agendar uma audiência com o ministro do Esporte, Orlando Silva, para apresentar uma proposta de adesão do município ao programa Praça da Juventude, criado pelo governo federal no final de 2008.
Trata-se de um programa que prevê, inicialmente, a construção de 200 praças esportivas em diversos municípios brasileiros, em parceria com as prefeituras. De acordo com informações do ministro Orlando Silva, divulgadas pela agência do governo federal, o projeto visa a construção de 100 praças ainda em 2009 e mais 100 até o final de 2010. O principal foco são as periferias das grandes cidades, devido à concentração de altos índices de risco social.
Conforme informações da assessoria de comunicação do Ministério, cada complexo esportivo deverá custar cerca de R$ 1,6 milhão. As ?praças da juventude? deverão ter cerca de 8 mil metros quadrados, com pistas de atletismo, ginásio poliesportivo coberto, pistas para skate e caminhada, espaço administrativo e centros de convivência para a terceira idade. Além disso, o ginásio servirá também para a realização de reuniões e atividades culturais.
Essa é uma nova tentativa do governo federal para proporcionar condições de vida saudável para a juventude e atender os jovens de baixa renda, já que o programa Primeiro Emprego não teve o sucesso esperado.
A presidência da Câmara informou que o prefeito Aluísio já teria se manifestado junto à deputada federal Jô Moraes/PCdoB para que ela faça a intermediação junto ao governo federal e ajude o município em mais essa investida. O presidente do Legislativo formiguense e o prefeito Aluísio irão à Brasília assim que a audiência for marcada. Uma reunião está agendada para o dia 19 de abril com o secretário municipal de Educação e Esportes, Geraldo Reginaldo de Oliveira, para tratar do assunto.

COMPATILHAR: