O Projeto de Acompanhamento Clínico e Cirúrgico em Grandes Animais é desenvolvido por professores e estudantes do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário de Formiga, na Fazenda Laboratório do Unifor-MG. Ele é de autoria do coordenador da Fazenda Laboratório, professor Dênio Garcia Silva Oliveira, e de dois estagiários.

Esse projeto tem como finalidade oferecer aos alunos de Medicina Veterinária um maior contato com situações do dia a dia, com relação ao atendimento clínico e cirúrgico de grandes animais, fazendo com que os acadêmicos coloquem em prática o conteúdo aprendido nas aulas teóricas.

Trata-se de uma oportunidade para os alunos vivenciarem experiências de práticas profissionais, visto que o projeto alia extensão, ensino e pesquisa, ampliando, assim, a formação dos estudantes, com o desenvolvimento de pesquisas e práticas de clínica de animais de grande porte.

Como os animais de grande porte atendidos na clínica pertencem, em sua maioria, a uma população desfavorecida economicamente e que não tem acesso a informações pertinentes, tais como cuidados e tratamento adequado aos animais, o projeto contribuirá também, para maior controle de doenças que colocam em risco a saúde humana e os animais.

O projeto é direcionado aos animais pertencentes às pessoas portadoras do benefício Bolsa Família, instituído pelo Governo Federal, mediante apresentação do documento probatório; aos proprietários de até 0,5 (15 ha) módulos rurais (com comprovação) e às pessoas inscritas como “carroceiros” na Prefeitura de Formiga. Serão atendidos equinos, bovinos, ovinos, caprinos e demais espécies de animais para produção.

 

Projeto

Por meio do projeto de extensão em clínica e cirurgia de grandes animais, torna-se possível o atendimento aos animais da comunidade de baixa renda da região de Formiga. Assim, a parcela da população que não dispõe de recursos financeiros tem a oportunidade de receber os serviços prestados pelo Unifor-MG.

Esses serviços consistem em suporte clínico e cirúrgico aos animais, profilaxia e controle de doenças, sendo que algumas destas são transmitidas ao homem. A integração da Instituição com a comunidade também amplia o aprendizado dos alunos do curso de Medicina Veterinária, pois os discentes colocam em prática o conteúdo teórico exposto em sala de aula.

Na Fazenda Laboratório do Unifor-MG, são desenvolvidos o ensino, a pesquisa e a extensão universitária nas áreas de clínica médica, tendo como uma das principais finalidades garantir à comunidade atendimento de qualidade, promovendo a sanidade e bem-estar animal, além de colaborar na profilaxia de zoonoses.

 

Objetivos

Os objetivos do projeto são, dentre outros: minimizar perdas econômicas do pequeno produtor rural, por meio da orientação higiênico-sanitária e de manejo criatório de seus animais, cuja finalidade é de subsistência no meio pecuário; aplicar conhecimentos para a melhoria da cidadania rural, por meio de orientações às comunidades rurais assistidas, incluindo tópicos de educação ambiental; incrementar a casuística clínica em grandes animais, aprimorando e colaborando na formação de futuros médicos veterinários, preparando-os com conhecimentos mais sólidos na prática do exercício profissional; possibilitar intercâmbios culturais para outros setores do Unifor-MG, cuja premissa esteja voltada para o bem-estar do homem do campo, fornecendo subsídios e orientação necessária a essa busca; desenvolver pesquisas, por meio da constatação das reais necessidades dos produtores rurais, pela observação e vivência do meio ambiente rural pertinente à criação dos animais pecuários.

 

Funcionamento 

As atividades do projeto são realizadas às terças e sextas-feiras, das 14h às 16h horas, com agendamento prévio, nas dependências da Fazenda Laboratório do Unifor-MG.

O agendamento será feito pelos alunos participantes do projeto, ou seja, orientador, professores colaboradores, dois alunos bolsistas de extensão e bolsistas voluntários.

Informações pelos telefones (37) 9 9919-1151 e 9 8410-0304.

 

Fonte: Unifor-MG||

COMPATILHAR: