Oferecer cursos, especializações, pesquisas, prática e extensão visando o suporte à implementação e modernização do transporte ferroviário no país. Essa é a proposta do ?Centro de Excelência em Educação Ferroviária?, discutida na manhã de terça-feira (22), em Divinópolis.
Na ocasião, estiveram presentes o deputado federal Jaime Martins/PR, o diretor-geral do Cefet-MG, professor Flávio Antônio dos Santos, o diretor do Campus Cefet em Divinópolis, professor Luiz Carlos Gonçalves, o presidente do Conselho da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), Marcelo Spinelli, a diretora do Sest/Senat Divinópolis, Sandra Prado, diretores da Ferrovia Centro Atlântica, executivos da Vale, professores e acadêmicos.
Segundo a assessoria parlamentar de Jaime Martins, o encontro foi aberto com o pronunciamento do deputado, sumarizando a ideia de transformar Divinópolis uma cidade de vocação e história ferroviária, em um grande centro tecnológico e acadêmico do setor. ?Divinópolis reúne hoje todas as condições de ser a sede de um centro de excelência em educação ferroviária. Não só pelo histórico da cidade, pela vocação dos profissionais, pela mão de obra de qualidade. Mas também por estar alinhada em um grande processo que envolve o setor acadêmico e o mercado. Por isso, nossa expectativa é de que o transporte sobre trilho possa resolver o grande problema que nós temos hoje que é o problema da mobilidade, tanto a mobilidade urbana como a mobilidade entre os principais centros do país.? , discursou.
Jaime Martins também distribuiu aos presentes uma cópia do protocolo de intenções do Centro de Excelência Ferroviária que foi entregue e assinado no dia 23 de fevereiro, pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento.
O presidente da ANTF, Marcelo Spinelli ressaltou a importância do projeto. ?Essa iniciativa, que reúne grandes entidades, empresas, o Cefet-MG, o incentivo e a vontade do deputado Jaime Martins, é de extremo agrado para a ANTF. O mercado brasileiro hoje necessita em grande número de mão de obra qualificada. Engenheiros, técnicos na área de transportes, ferrovias são demandados em grande escala nesse nosso mercado. Daí a nossa relação, digo, até que carnal, para que a efetivação desse centro se dê com rapidez e eficiência. Aliados ao desenvolvimento de tecnologias, intercâmbios e estudo, estaremos produzindo aqui em Divinópolis, uma cidade que tem a ferrovia nas suas linhas de desenvolvimento, um importante pólo que irá abastecer o nosso mercado com a melhor qualidade em termos de profissionais.
O diretor-geral do Cefet-MG, professor Flávio Antônio dos Santos ainda acrescentou: ?O Cefet tem uma vocação do ensino tecnológico, especializado, o que tornou nossa instituição reconhecida e sempre citada entre os melhores locais para se estudar no Brasil. Nesse sentido, vejo a iniciativa do centro de excelência de forma oportuna, uma vez que Divinópolis, possui um excelente campus, que reúne condições de estar abraçando essa ideia. Para tanto, iremos instalar uma comissão interna no Cefet para uma avaliação dos cursos, demandas, investimentos necessários para a oferta dos cursos técnicos e superiores de engenharia ferroviária, transportes e áreas correlacionadas (…)?.
De acordo com a assessoria parlamentar, ao final do encontro, ficou acertado o início dos trâmites legais para a formalização do centro de excelência, com o compromisso de cada autoridade, órgão e entidade participante da reunião realizem um levantamento interno de investimentos e demandas para a real participação de cada um dentro do projeto.
Uma nova reunião para avaliação do projeto e novas decisões ficou acertada para daqui a 60 dias. A expectativa é de que o centro já esteja em seu estágio inicial de atividades no final deste ano.

COMPATILHAR: