A Associação de Combate ao Câncer do Centro-Oeste de Minas (ACCCOM), esteve em Formiga nesta terça-feira, 22 de julho, realizando uma Ação Social, com atendimentos aos idosos do Asilo São Francisco de Assis.
O departamento de Prevenção e Rastreamento da ACCCOM realizará durante o mês de julho várias atividades sobre o envelhecimento do corpo, relacionando a maior facilidade de se desenvolver câncer ou outras doenças, buscando a redução da exposição da população a fatores de risco da doença, como também ações que permitam o diagnóstico precoce e o tratamento imediato, aumentando a qualidade de vida do paciente idoso.
Com a chegada da terceira idade problemas relacionados ao envelhecimento do corpo começam. Depois dos 60 anos, os cânceres mais freqüentes são: intestino, próstata, linfoma, mama e colo retal. No entanto, a elevada prevalência de determinados tipos entre idosos poderia ser evitada a partir da diminuição dos fatores de risco.
O departamento de Prevenção e Rastreamento da ACCCOM consta de um plano de atuação que inclui palestras para a população, treinamento específico de profissionais da área de Saúde Pública e o uso do Consultório Itinerante para consultas e trabalhos educativo-preventivos com o objetivo final de redução da incidência de casos novos ou avançados dos diversos tipos de cânceres, segundo a oncologista do Hospital do Câncer/ACCCOM, Dra. Angélica Rodrigues.
De janeiro a maio de 2008, a equipe prestou 3.139 atendimentos, entre controle do câncer hereditário, educação continuada, palestras e ações globais.

COMPATILHAR: