Na reunião da Câmara desta semana, o professor José Ivo da Silva, fez uso da Tribuna do Povo para falar sobre o projeto de revitalização da sub-bacia do rio Formiga.

O projeto, que começou a ser desenvolvido no ano passado, após a crise hídrica enfrentada pelo município, tem como objetivo revitalizar as nascentes e córregos que formam o principal rio da cidade.

Juntamente com órgãos do governo como ANA, Emater, Supram, órgãos regionais, IEF de Arcos, Igam e ARPA de Divinópolis e municipais como  Secretaria de Gestão Ambiental, Serviço Autônomo de Água e Esgoto  (Saee), Sindicato dos Produtores e Sindicato dos Trabalhadores Rurais, associação dos feirantes, Acif/CDL, Câmara Municipal, Unifor-MG, dentre outros, a intenção do projeto é além de revitalizar as nascentes, estimular os produtores  rurais a continuar a cuidar da área revigorada.

Para que os produtores cuidem da área que receberá o plantio de árvores nativas que circundam as nascentes, cabeceiras e aquíferos, ajudando assim a estocar os líquidos na própria natureza, José Ivo propôs aos vereadores que seja criado um projeto para que os produtores recebam dinheiro da Prefeitura como compensação pelos serviços ambientais prestados.

Assim como o modelo seguido na cidade de Extrema, no sul de Minas, o coordenador do projeto, José Ivo propõe que essa verba venha da Prefeitura com exemplo: 1% do rendimento bruto do Saae, 30% do ICMS Ecológico, 60%  dos royalties do Lago de Furnas, entre outras fontes como Fundo Municipal de Meio Ambiente, etc. “Estamos falando de produtores rurais, não de fazendeiros. Falamos de pessoas que dependem do pouco de terra que tem e da água para garantir o sustento da família, e nada mais justo receberem por doar a parte da terra onde está a nascente e pelo serviço que ele prestará para preservá-la, se tornando assim um produtor de água”, disse o professor.

 Os vereadores parabenizaram o trabalho de José Ivo e ofereceram apoio. O presidente da Casa, Evandro Donizeth da Cunha (Piruca) informou que o projeto de revitalização  será repassado para a Comissão de Meio Ambiente da Câmara que, após analisá-lo, ajudará no desenvolvimento da proposta  da equipe de José  Ivo.

Redação do Jornal Nova Imprensa

COMPATILHAR: