Na manhã desta terça-feira (23), estiveram reunidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, juntamente com o deputado estadual Professor Cleiton, o secretário executivo da Associação dos Municípios do Lago de Furnas (Alago), Fausto Costa e o Presidente da União dos Empreendedores dos Lagos de Furnas e Peixoto (Unelagos), Thadeu Alencar.
O objetivo da reunião foi a elaboração de um projeto de lei, que será enviado ao Congresso Nacional, que classifica os Lagos de Furnas e Peixoto como Área Especial de Interesse Turístico, que oficializa a denominação Mar de Minas e reforça a importância do uso múltiplo das águas, iniciativa essa, inclusive já incentivada pela própria Embratur.
“Queremos agradecer ao Professor Cleiton pelo convite e iniciativa, pois com esse projeto aprovado, além da questão da denominação da região e da cota mínima, também se cria para o Governo Federal a necessidade de um trabalho voltado para o desenvolvimento turístico e econômico da região” ressaltou o presidente da Unelagos, Thadeu Alencar.
“Sem dúvida alguma é um projeto que se aprovado mudará para melhor a realidade da nossa região” disse o secretário executivo da Alago, Fausto Costa.
Ao fim da reunião, a minuta do projeto e de sua justificativa foram aprovados pelos presentes e, agora, será enviado pelo deputado Professor Cleiton e pela Assembleia de Minas para os deputados federais de Minas Gerais que irão submeter o texto à aprovação da Câmara dos Deputados e do Senado para que, uma vez aprovado, possa definir de forma oficial que o chamado Mar de Minas é uma Área Especial de Interesse Turístico.