A Prefeitura de Formiga por meio da Secretaria de Cultura, oferece aulas de percussão, que acontecem na Casa do Engenheiro, com o projeto “Ritmos do Gueto”.

As aulas são ministradas pelo baterista Cláudio Silva, conhecido como “Claudinho Batera” e acontecem, semanalmente, às segundas e terças-feiras, das 18h30 às 20h.

O projeto é focado em ritmos inseridos na cultura brasileira, e os participantes utilizam diversos tipos de instrumentos percussivos como atabaques, bongôs, berimbau, cajon, incluindo instrumentos melódicos como xilofones, além de outros, alternativos, construídos com uso de material reutilizado.

A atividade visa a formação de um grupo de percussão que vai trabalhar com o resgate de ritmos brasileiros muito utilizados nos contextos do congado, folia, capoeira e de outras culturas que compõem a história do Brasil.

São ofertadas 20 vagas. Para participar basta que o interessado (maior de 8 anos) procure o professor, no local e horário da aula, para proceder a inscrição e iniciar a atividade.

Gueto

Gueto é um termo que remete a um bairro ou região onde vivem membros de um grupo minoritário, frequentemente devido a injunções, pressões ou circunstâncias econômicas ou sociais.

Por extensão, designa a um estilo de vida ou um modelo de resistência. Nesse caso, específico, Gueto está mais atrelado à parte da comunidade formiguense ligada ao congado, folia, capoeira e outras culturas populares que se fazem presentes no Município.

Fonte: Decom

COMPATILHAR: