O Ministério Público, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, juntamente com a Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agronegócios de Formiga (Acif), a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal, promoveu o ?Encontro de Proprietários de Açougues e Similares?.
Durante a reunião, o promotor de Justiça, Marco Aurélio, e a coordenadora da Vigilância Sanitária em Formiga, Fernanda Pinheiro Lima, apresentaram aos proprietários dos açougues formiguenses a legislação que regulamenta o setor, bem como o papel do Ministério Público e da Vigilância Sanitária de fiscalizadores desses estabelecimentos, a fim de garantirem a qualidade do produto comercializado e o bem estar da sociedade.
Também foi apresentado o cronograma de ações com os prazos dados aos proprietários para se adequarem às normas. A consultora do Sebrae, Silvana Vale, falou sobre a importância de proprietários e funcionários de estabelecimentos comerciais desse setor participarem de programas de capacitação e expôs as ações do Sebrae nessa área.
A representante do CVT, Ausleny Fane, apresentou o curso do Senac ?Boas práticas na manipulação de alimentos?, que tem como objetivo aperfeiçoar conhecimentos quanto à manipulação de alimentos, de forma a assegurar a qualidade dos produtos, a saúde do consumidor e o atendimento à legislação municipal vigente.
Ao final da apresentação, os interessados no curso assinaram uma lista para que possam receber mais informações. De acordo com Ausleny Fane, a data do curso ainda não está definida e a previsão é de que ele aconteça no próximo mês, visto que os proprietários dos açougues têm um prazo para cumprirem as exigências da Vigilância Sanitária.
As pessoas que não participaram do evento também poderão fazer o curso. Para isso, devem entrar em contato com a ACIF ou CDL pelos telefones 3322-1554 e 3321-4033, ou no CVT, pelo 3322-5528.

COMPATILHAR: