O PSDB quer polarizar com o PT a disputa por prefeituras mineiras nas eleições de outubro, já de olho na disputa pela Presidência da República e pelo governo do Estado em 2014. A cidade de Formiga aparece como alvo do partido tucano.
A sinalização foi dada nesta segunda-feira (5), depois de reunião entre lideranças de oito partidos que integram a base de apoio do governador Antonio Anastasia, quando ficou decidido que os tucanos devem lançar, prioritariamente, candidatos próprios para a disputa de 13 municípios que hoje são administrados por petistas e de pelo menos outros três em que o PT já anunciou candidaturas.
Em entrevista à redação do portal Últimas Notícias e do jornal Nova Imprensa, o presidente do PSDB em Formiga, Bruno Montarroios, disse que já há algum tempo, a meta do PSDB seria abranger as 70 cidades de Minas Gerais, inclusive Formiga. ?O partido ainda está estudando, está avaliando essa questão, mesmo se não tiver um candidato próprio, teremos com certeza, um candidato da base do governador Anastasia. É importante ressaltar a intenção do PSDB de estar à frente dessas prefeituras que não são da base do governador?.
Bruno Montarroios explicou ainda que a ideia do partido é lançar uma chapa completa de vereadores pelo partido. ?Reformulamos o diretório no ano passado e filiações novas e também com o apoio das antigas. A prioridade é montar uma chapa forte de vereadores para disputar as eleições? ressaltou o presidente do partido.
O encontro, que aconteceu na sede do PSDB estadual e contou com a participação do ex-governador de Minas, senador Aécio Neves, deixou clara a intenção dos tucanos em preparar o terreno para uma provável candidatura de Aécio em 2014. O nosso governo, o nosso projeto, vitorioso em Minas em 2002, 2006 e 2010, foi vitorioso porque contou com essa ampla aliança e é preciso que ela prevaleça na maior parte dos principais municípios do Estado, já pensando em 2014. Temos uma expectativa muito positiva de vitória em várias cidades hoje administradas pelo PT, afirmou o senador.
Aécio ressaltou que eventuais alianças serão feitas com partidos que hoje fazem parte da base de sustentação do governo estadual, como PP, PR, DEM, PV, PSD, PTB, PPS e PDT, mas não descartou composições com as demais legendas, desde que haja um desejo expresso pela população do município. Não vai haver um veto do PSDB, ressaltou o senador, citando Belo Horizonte, em que os tucanos devem caminhar ao lado de PSB e PT.
A importância de fortalecer a presença do PSDB no interior é compartilhada pelo presidente estadual do partido, deputado Marcus Pestana. Ter a retaguarda dos partidos e essa liderança no interior é essencial para o momento em que a realidade nos apontar no sentido de lançarmos uma candidatura em 2014, afirmou.
Além das 13 prefeituras comandadas por petistas, os tucanos ainda vão focar outros 37 municípios. Nosso foco são grandes cidades como Betim, Contagem, Governador Valadares, que hoje estão com o PT. Mas temos 11 municípios comandados pelo PMDB, onde também teremos candidatos, afirmou o governador em exercício, Alberto Pinto Coelho (PP).
Viagens
Para fortalecer as candidaturas do PSDB e de seus aliados no interior e uma eventual candidatura em 2014, Aécio Neves já planeja uma série de viagens pelo país.
Vou estar à disposição dos meus companheiros de partido, buscando fortalecê-lo nas eleições municipais. Fortalecer os candidatos do PSDB com eventuais aliados nossos que tenham como adversários aqueles cujo governo combatemos hoje, que é o PT. Vou viajar o Brasil, principalmente no segundo semestre, garantiu.

Com informações de O Tempo Online

COMPATILHAR: