Estão abertas, até as 20h do dia 29 de novembro de 2013, impreterivelmente, as inscrições para seleção de projetos, docentes/pesquisadores e bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), bem como para candidatos do Programa de Iniciação Científica Voluntária (PICV), para o período de 2014-2015, no âmbito do Unifor-MG, na forma e condições estabelecidas no Edital.

O Programa de Iniciação Científica (PIC) do Unifor-MG visa a despertar a vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação.

Além disso, o Programa tem como objetivos: incentivar o desenvolvimento e a realização da pesquisa científica institucional, visando ao constante aprimoramento dos corpos docente e discente; iniciar o discente da graduação no desenvolvimento do método científico e no aprendizado de técnicas específicas de investigação; estimular o professor pesquisador/orientador na elaboração de projetos e formação de equipes e propiciar à instituição um instrumento de formação de política de pesquisas.

Atualmente, são oferecidas quatro modalidades de participação do Programa: PIBIC/FAPEMIG, PIBIC/CNPq, FAPIG/Reitoria e PICV. A reitoria do Unifor-MG divulga, anualmente, editais de abertura de inscrições para selecionar projetos e candidatos às bolsas.

Para concorrer a uma vaga, o estudante de graduação precisa ser indicado por um docente/pesquisador que tenha submetido seu projeto para o processo de seleção e tenha disponibilidade, integral, às atividades acadêmicas e à pesquisa. Para as modalidades FAPEMIG, PIBIC/CNPq, FAPIG/Reitoria, o aluno, por ser beneficiado com bolsa, não pode acumular esta com qualquer outro benefício concedido pela Fuom (Fundação Educacional Comunitária Formiguense), com estágio remunerado ou manter qualquer tipo de vínculo empregatício, exceto Bolsa Social. A documentação referente ao processo de seleção deve ser entregue pelo docente, em envelope lacrado, na CAP (Central de Atendimento ao Professor), no Prédio 1, segundo pavimento, sala 162, das 8:00 às 13:00 horas e das 17:00 às 22:00 horas.

O resultado final da seleção será divulgado até o dia 23 de fevereiro de 2014. As bolsas fomentadas pela Fapemig terão validade de 1º de março de 2014 a 28 de fevereiro de 2015 e as bolsas do CNPq serão concedidas no período de 15 de agosto de 2014 a 30 de julho de 2015.

COMPATILHAR: