Quem sai de casa sem tomar café da manhã tem um risco maior de desenvolver doenças cardíacas graves, aponta um estudo norte-americano divulgado nesta semana.
A chance é grande porque sair de casa logo cedo de estômago vazio aumenta os riscos de obesidade, causa um acúmulo de gordura ao redor do estômago e eleva dos níveis de colesterol ruim – fatores que podem levar a futuros problemas no coração.
Além disso, pular a primeira refeição importante do dia pode aumentar as taxas de insulina no sangue, o que pode resultar em diabetes. De acordo com os cientistas, o grupo de risco é formado por adultos que mantêm o hábito de não tomar café da manhã desde a infância – o que significa que, aos 20 anos, a pessoa já começaria a trilhar o caminho rumo a futuras doenças.
Os pesquisadores traçaram um perfil dessas pessoas mais vulneráveis e constataram que o fato de sair de casa sem se alimentar faz com que elas se tornem mais propícias a comer petiscos e doces ao longo do dia e menos adeptas à prática de exercícios físicos e ao consumo de fibras, vitaminas e minerais. Pular o café da manhã é a marca de um estilo de vida nada saudável e caótico, enfatiza a nutricionista Catherine Collins, que fez parte do estudo.

COMPATILHAR: