O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, realiza na manhã desta sexta-feira (14) a Operação “Volantes” para cumprimento de 38 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão. Todos os mandados são cumpridos em Uberlândia e 153 policiais dão apoio aos trabalhos.

Até por volta das 8h, 15 pessoas já estavam presas, entre elas um homem que tentou fugir e foi capturado em um motel no Bairro Cidade Jardim. Ele é apontado pela polícia como um dos chefes do grupo e integra o Primeiro Comando da Capital (PCC).

Os alvos da operação são suspeitos de fazer parte de uma organização criminosa que atua nos crimes de explosões a caixas eletrônicos na região, tráfico de drogas e homicídios.

Uma coletiva de imprensa será realizada às 10h, na sede do Ministério Público de Patos de Minas, para mais detalhes sobre os trabalhos.

Operação

 Segundo o Gaeco de Patos de Minas, o nome da operação faz referência aos grupos de soldados que percorriam as caatingas enfrentando os cangaceiros no Nordeste, além de ser uma lembrança aos militares da Polícia Militar que trabalham no combate ao que se denomina de “novo cangaço”, alvo da operação.

As investigações e cumprimento dos mandados judiciais contam com o apoio do Ministério Público Estadual (MPE) por meio do núcleo central do Gaeco em Belo Horizonte, o Gaeco de Uberlândia e agências de inteligência dos batalhões da PM de Uberlândia e Patos, além da Justiça da comarca de Presidente Olegário, responsável pela expedição dos mandados.

Monitoramento da quadrilha

 A Operação “Volantes” foi iniciada a partir das ações policiais da 10ª Região da Polícia Militar (RPM) com foco na identificação dos criminosos que, durante os crimes, efetuavam disparos de armas em via pública, contra agentes de segurança e quartéis.

Entre os crimes praticados pela quadrilha na região está o envolvimento no ataque a dois caixas eletrônicos de uma agência no Centro de Presidente Olegário, em junho. Na ocasião, os ladrões atiraram contra um vigilante.

Ainda de acordo com a Polícia Militar, os suspeitos também têm participação em uma tentativa de explosão na cidade de Tiros, no Alto Paranaíba, no mês seguinte.

Outra ação com a participação dos militares na tentativa de capturar parte do grupo criminoso ocorreu no mês de agosto, em Uberlândia, quando os criminosos fugiram pelo matagal às margens da BR-050 para desviar do cerco policial na rodovia. As buscas levaram mais de 24h e os autores não foram encontrados.

 

 

Fonte: G1 ||

COMPATILHAR: