Redação Últimas Notícias
Uma operação contra o tráfico de drogas, realizada na manhã desta sexta-feira (27), em Formiga e Córrego Fundo, culminou na prisão de quinze pessoas e apreensão de um menor. Quatro pessoas estão foragidas.
A ação nomeada de “Lanterna dos Afogados” foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), Ministério Público, Polícias Militar e Civil e Departamento Penitenciário Estadual (Depen).
A operação teve início a cerca de 6 meses e consistiu no combate ao tráfico de drogas, associação para o crime de tráfico e roubo de carga em Formiga e Córrego Fundo. A ação culminou na recuperação em Pains de uma carga de café roubada na cidade de Piumhi, apreensão de armas e simulacros de armas de fogo, dinheiro em espécie, cheques, pinos de cocaína, maconha e drogas sintéticas. A maioria dos investigados são de Córrego Fundo.
A ação contou com a coordenação do representante do Ministério Público em Formiga, o promotor Ângelo Ansanelli Júnior e do MP em Divinópolis, o promotor Leandro Wili, além do empenho de 106 policiais militares, 30 viaturas e uma aeronave de Belo Horizonte que foram coordenados pelo comandante do 63°BPM, major Many Sidata Rodrigues; de uma equipe com 45 policiais civis coordenada pelo delegado regional, Irineu José Coelho Filho; e de uma equipe com 10 agentes da Seap coordenada pelo diretor de Segurança, Leandro de Sousa.
Apreensões
Durante a ação policial foram apreendidos: 24 pinos de cocaína; um cigarro de maconha, cinco buchas, cinco tabletes e uma barra da droga pesando aproximadamente um quilo, além de um pote contendo resquícios de maconha; duas máquinas de cartão de crédito e 10 cartões de crédito; três trituradores de drogas (dichavador); nove Certificados de Registro de Veículo (CRV); quatro contratos de compra/venda de imóveis; um pacote contendo saquinhos de chup-chup usados para embalar as drogas; quatro armas de fogo apreendidas- dois revólveres calibres .32 e .38 e duas espingardas calibres .44 e .20 – além de seis cartuchos calibre .38 (sendo três intactos e três deflagrados); um cartucho deflagrado calibre .44; um simulacro de arma de fogo (sinalizador) e um cartucho para sinalizador; um simulacro de arma de fogo marca/modelo não identificado; uma maleta preta para acondicionamento de pistola contendo manual de instrução, flanela e escovas para limpeza; dois carregadores de pistola calibre .380 e 21 munições calibre .380. Foram apreendidos ainda R$725 em dinheiro; R$70.483 em cheques e 17 telefones celulares.
Os nomes dos envolvidos não foram divulgados para a imprensa.
O promotor Ângelo Ansanelli agradeceu o apoio da juíza da vara criminal que com presteza liberou as ordens judiciais e alerta aos pais para cuidarem dos filhos inclusive dos menores que frequentam as festas raves realizadas na região onde estão ocorrendo comercialização de drogas sintéticas.