Raikkonen: A cronologia de um campeão
Confira os principais momentos da carreira de Kimi Raikkonen
O campeão da Fórmula 1 pela primeira vez teve seu contato inicial com a categoria em 2000, e no ano seguinte fez sua estréia. Acompanhe a trajetória do piloto finlandês.
1998
Começa a se destacar
O finlandês é campeão nacional de kart em sua terra natal e tem bons desempenhos em torneios nacionais.
2000
Primeiro contato na F-1
É campeão da Fórmula Renault inglesa e compete em três provas na Fórmula Renault européia, conseguindo duas vitórias, duas pole positions e duas voltas mais rápidas. Os bons resultados o levam a um teste na Fórmula 1 pela equipe Sauber.
2001
Estréia acima das expectativas
Raikkonen surpreende em sua estréia na categoria: pilotando uma Sauber, termina dez provas entre os dez primeiros colocados e soma nove pontos na temporada, com um décimo lugar.
2002
Mudança de equipe
Vai para a McLaren, que aposta nele como o substituto do também finlandês Mika Hakkinen. Raikkonen supera os problemas do carro e consegue quatro pódios na temporada, somando 24 pontos.
2003
Duelo com o alemão
Torna-se o grande concorrente do então pentacampeão Michael Schumacher. Não evita o sexto título do alemão, ficando apenas dois pontos atrás na classificação final. Apesar do bom desempenho, ele ganha apenas uma corrida, na Malásia.
2004
Problemas com o carro
Com freqüentes problemas no carro, Raikkonen tem um péssimo início de temporada, abandonando cinco das sete primeiras provas e fazendo só um ponto. Termina a temporada em sétimo lugar, com uma vitória.
2005
Outro bom desempenho, outro vice
Termina a temporada outra vez em segundo lugar, desta vez atrás de Fernando Alonso. Mas o desempenho é bom: consegue sete vitórias (mesmo número do espanhol), uma delas antológica, largando em 17º lugar e ultrapassando Giancarlo Fisichella na última volta.
2006
Ano par, mau sinal
A McLaren vai alternando boas e más temporadas. Para infelicidade de Raikkonen, esse é o ano ruim. O nível da equipe fica abaixo do de Renault e Ferrari, e o finlandês não consegue uma vitória sequer. Termina em quinto lugar na classificação.
2007
Ultrapassagem senscional
O GP da França, o oitavo da temporada, é o divisor de águas para Raikkonen, que agora corre pela Ferrari. A partir de então, vence cinco das dez provas e consegue uma ultrapassagem sensacional na tabela de classificação.

COMPATILHAR: