O curso de biblioteconomia, por meio do Laboratório de Conservação e Preservação de Documentos e a Biblioteca Ângela Vaz Leão realizaram, na segunda e terça-feira ( 23 e 24), uma Campanha de Preservação do Livro. O evento foi realizado das 18h30 às 21h30, na Praça de Alimentação do Prédio 1, com o objetivo de divulgar conhecimentos relacionados à conservação e preservação de livros e documentos.
A atividade foi direcionada a estudantes e funcionários do Centro Universitário. Na ocasião, foi montado um estande por acadêmicos de biblioteconomia, professores e pelas bibliotecárias da Biblioteca Ângela Vaz Leão, para demonstrações do processo de recuperação de livros e documentos, além de fornecimento de orientações gerais.
Segundo a coordenadora do curso de biblioteconomia, professora Margarita Torres, livros da Biblioteca Ângela Vaz Leão, frequentemente, precisam ser recuperados, por estarem bastante deteriorados. ?Considerando esta realidade, torna-se necessário compartilhar com os usuários da biblioteca a responsabilidade de preservação da longevidade dos documentos, que são bens culturais do Unifor-MG?.
Sobre o resultado do evento, a coordenadora comentou que o estande do Laboratório de Conservação na Praça de Alimentação do Unifor-MG favoreceu a apresentação dos serviços e produtos prestados à comunidade acadêmica e de toda a região. ?Proporcionou também o conhecimento, por parte dos alunos, dos métodos adequados de conservação de livros e documentos em geral?. Através da apresentação dos vírus que atacam os usuários da biblioteca, os acadêmicos puderam refletir sobre as atitudes corretas que se deve ter, quando se faz um empréstimo de material. Durante o evento, foram distribuídos folderes com informações sobre preservação de livros.
Dicas para preservação dos livros da biblioteca

– Evite manusear documentos e livros sem lavar as mãos previamente;
– Evite fumar, beber ou comer na sala de consulta e demais áreas de armazenamento e tratamento de acervos;
– Evite expor documentos à luz solar;
– Evite usar marcadores de página feitos de papéis ácidos;
– Evite folhear, rapidamente, sem cuidado, molhando os dedos e pregueando as folhas;
– Evite cortar, dobrar, marcar ou rasgar os documentos;
– Evite reproduzir documentos frágeis em copiadores eletrostáticas;
– Evite apoiar os cotovelos sobre os documentos;
– Evite fazer marcações com canetas ou lápis;
– Não extraia folhas ou trocar sua ordenação;
– Evite usar fitas adesivas ou clipes;
– Evite expor os livros ao calor e à umidade;
– Não troque os livros de lugar na prateleira;
– Faça silêncio na Biblioteca;
– Entregue os livros na data marcada.

COMPATILHAR: