No dia 3 de maio, o Centro Universitário de Formiga promoveu a palestra intitulada ?Auditoria e IFRS para pequenas e médias empresas aplicáveis no Brasil?, com o objetivo de discutir as principais modificações legais ligadas à área contábil geral e de auditoria. O evento foi realizado no Salão Nobre do Unifor-MG ?Eunézimo Lima?.
Foi convidado a participar o palestrante Roberto Vilela Resende, contador e auditor CPA & IFRS certificado, com extensa experiência em Big four de auditoria de clientes multinacionais e nacionais de capital aberto e capital fechado no setor automobilístico e em outros ramos de atividades. Roberto possui larga experiência em avaliação e auditoria dos impactos de controles internos nas operações das empresas (Governança corporativa, Lei Sarbanes-Oxley (SOX), US Securities & Exchange Commission, Bovespa Novo Mercado) e auditoria de convergência para Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS, US GAAP).
Em sua fala, Roberto comentou que a globalização exige uma linguagem única, tanto na contabilidade quanto na auditoria. Para isso é necessária uma adaptação às normas internacionais, conforme lei federal de 2007. Em seguida, tratou sobre as mudanças aplicadas.
De acordo com coordenadora do curso, professora Danielle Martins Duarte Costa, ?O tema é recorrente no contexto atual e importantíssimo, tanto para os estudantes do curso de ciências contábeis, quanto para os profissionais da área, porque trata da convergência das normas brasileiras de contabilidade e de auditoria aos padrões internacionais e, apesar do foco da palestra ter sido para micro, pequenas e médias empresas, já está vigorando, desde 2008, o IFRS para as empresas de grande porte, de capital aberto, e para as empresas que são obrigadas à divulgar seus demonstrativos.
Ainda de acordo com a professora, a padronização contábil é, portanto, essencial para as empresas que pretendem ingressar no mercado externo ou buscam fontes de recursos mais baratas, internas ou externas. ?Dessa forma, a atualização do contexto contábil é obrigação de todo e qualquer profissional contábil e estes têm que pensar que a educação continuada é um investimento que lhes trará um retorno no futuro, pela qualidade e profissionalismo diante daquilo que o mercado está exigindo e vai exigir ainda mais, no futuro próximo. Portanto, a palestra foi necessária para que os estudantes percebessem a importância das exigências que eles irão encontrar quando se tornarem graduados e mais, foi um incentivo para que continuem seus estudos na certeza de que as mudanças na profissão não acontecem por acaso, são frutos de um trabalho comprometido, sério e fundamentado na teoria e nas práticas contábeis?.
Diante da palestra e das discussões, a coordenadora pretende elaborar um projeto para que a disciplina de auditoria oferecida aos estudantes do curso a partir do 7o período se torne mais próxima das práticas contábeis.
O conteúdo da apresentação da palestra encontra-se no site http://www.rvrauditoria.com.br/?pg=entrevistas_default&codigo=5.

COMPATILHAR: