A Receita Federal faz um alerta sobre um novo golpe aplicado  via postal (cartas). Segundo o Fisco, os golpistas estão enviando correspondência intimando os contribuintes a atualizarem os dados cadastrais. A carta pede ao contribuinte para que acesse um determinado endereço eletrônico.

Apesar de conter a marca da Receita Federal, a instituição informa que a carta é uma tentativa de golpe. O endereço eletrônico informado na correspondência também não tem relação com o órgão.

De acordo com a Receita, o contribuinte que receber esse tipo de correspondência deve desconsiderá-la e jamais acessar o site indicado.

O Fisco adverte que, para fins de consulta, download de programas ou alterações de informações junto a Receita Federal, não devem ser acessados endereços eletrônicos que não o oficial do Órgão: idg.receita.fazenda.gov.br.

Caso acesse outros endereços eletrônicos que não sejam do Fisco, o contribuinte estará sujeito a programas que podem roubar os dados pessoais, bancários e fiscais.

No que se refere a dados bancários de pessoas físicas, a Receita Federal informou que o contribuinte só os informa ao próprio órgão, a seu critério, para fins de débito automático ou depósito de restituição do Imposto de Renda.

“Em ambos os casos, a informação é fornecida na declaração do Imposto de Renda”, explicou o Fisco.

Caso o contribuinte não consiga utilizar os serviços virtuais, acrescentou o órgão, ele deve procurar um Centro de Atendimento ao Contribuinte nas Unidades da Receita Federal. Nenhum outro site ou endereço na internet está habilitado a fazer procedimentos em nome da Receita Federal.

 

 

Fonte: Com portais de notícias ||

COMPATILHAR: