Um recém-nascido de 14 dias foi salvo por um condutor socorrista da SAMU, na tarde desta quarta-feira (11), em Itaúna, após engasgar. O condutor socorrista, Jhone Mendes dos Santos conta que estava do lado de fora da Base Descentralizada, por volta das 14h, quando os pais do bebê chegaram com ele engasgado e roxo.

O condutor iniciou imediatamente as manobras para desobstruir a via aérea do recém-nascido, e depois de cerca de 30 segundos de atuação o bebê chorou e voltou a respirar. Jhone define o momento como único e gratificante.

“A sensação é de gratidão. Saber que nós somos treinados para isso e que executamos o trabalho com excelência, que deu tudo certo, é muito gratificante”, relata.

Após a desobstrução da via aérea do bebê, o médico do SAMU, Gustavo Uchôa fez a avaliação do recém-nascido. Segundo o médico, o bebê estava bem, estável, e não precisou ser encaminhado para o hospital.

“A frequência respiratória do recém-nascido estava dentro do esperado para um bebê com 14 dias. Eu fiz a ausculta pulmonar e o pulmão estava limpo. O bebê estava bem, com todos os sinais vitais normais”, explica o médico.

O pai do recém-nascido, Douglas Xavier agradeceu a atuação rápida do condutor socorrista, e o atendimento prestado pela equipe composta também pelo enfermeiro, Guilherme Henrique Marques.

“O profissional do SAMU foi muito prestativo. Quando viu que chegamos com o bebê e se deu conta da situação, já de imediato iniciou o atendimento e fez as manobras que foram de grande valia”, conclui.

O Samu disponibilizou um link para quem quiser aprender a técnica de desengasgar bebês de até um ano, com coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Larissa Martins.

Fonte: Cis-Urg Oeste

COMPATILHAR: