O treinamento dos recenseadores pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para trabalharem no Censo 2010 em todo o Brasil, teve início na segunda-feira (19).
Os candidatos farão no sábado (24) uma prova usando o computador de mão, instrumento que será usado na coleta dos dados. A prova terá início às 8h, com duração de duas horas e meia e faz parte da segunda fase do processo seletivo.
De acordo com o técnico de informação geográfica e estatística do IBGE em Formiga, Geovane Soares, foram convocados para o treinamento os 61 primeiros candidatos classificados na prova, conforme o número de vagas destinadas para o Censo em Formiga. Porém, foram chamados mais 10% dos candidatos, ou seja, no total, 67 pessoas foram chamadas. ?Destes, três candidatos não compareceram ao treinamento, estamos com 64 pessoas?, conta o técnico do IBGE.
Geovane Soares explica que a coleta de dados terá início no dia 2 ou 3 de agosto. A data referência para a contagem da população será da 0h do dia 31 de julho para 1º de agosto. ?O encerramento dos trabalhos em Minas Gerais será no dia 30 de novembro. Em Formiga, ainda não nos foi passada uma data específica para o término da coleta?, conta.
O agente censitário supervisor, Rômulo Câmara , comenta que serão selecionados 61 candidatos nesta segunda fase do processo seletivo. ?Pode acontecer de alguém que estava excedente ir bem na prova e ser classificado?.
Entre mais de um milhão de inscritos no Brasil, 209.826 foram convocados para o treinamento. Na prova que ocorrerá neste sábado, serão definidos os 191.972 recenseadores em todo o país.
Apesar de o concurso ter exigido apenas o ensino fundamental completo, há candidatos com nível superior e pós-graduação inscritos. As idades variam de 18 a 87 anos.

COMPATILHAR: