Um dos grandes problemas apontados pelos funcionários do Aterro Sanitário de Formiga é o fato de que, grande parte da população formiguense, ainda não sabe fazer corretamente a separação do lixo e isso acaba dificultando o trabalho dos recicladores. Segundo eles, estão sendo colocados restos de comida e até animais mortos junto ao que deveria ser reciclável.
Na quarta-feira (22), o vereador Gonçalo Faria/PSB fez uma visita ao Aterro Sanitário de Formiga e nas instalações da Associação dos Recicladores de Formiga (Recifor). Foram debatidos temas como a triagem de lixo reciclável pela população e como é depositado o lixo recolhido no município.
?A importância de se destinar corretamente o lixo em Formiga deve ser responsabilidade de todos. Os cidadãos deveriam visitar o Aterro Sanitário para ver o trabalho que é desenvolvido, livrando o nosso meio ambiente dos males causados pelo lixo. Só precisamos fazer a nossa parte como cidadãos.? ressaltou Gonçalo Faria.
O Aterro Sanitário
O Aterro Sanitário de Formiga é um projeto moderno que atende todas as normas ambientais, dentre elas, respeitar os limites de 500 metros de comunidades e 300 metros de mananciais. A inauguração ocorreu no dia 7 de agosto de 2009.
Foi construído um sistema de drenagem superficial (águas pluviais) que visa garantir maior estabilidade ao terreno e evitar o aumento do volume do chorume, além de dois módulos para tratamento do chorume com lagoas anaeróbias, facultativa e leito de secagem. Os gases gerados são recolhidos em condutas e queimados a temperaturas elevadas. No Aterro Sanitário também há uma área de preservação ambiental, onde foram plantadas várias mudas de árvores nativas.
Prolongar a vida útil de aterros sanitários é uma tarefa difícil, pois, diariamente, toneladas de lixo são mandadas para esses locais. Não há como a população não produzir lixo, mas o cidadão pode diminuir essa produção reduzindo o desperdício, reutilizando sempre que possível e separando os materiais recicláveis para a coleta seletiva. Existem algumas maneiras de diminuir o impacto e a quantidade de lixo na natureza, conhecidos por 3 R?s: Redução, Reutilização e Reciclagem.

COMPATILHAR: