A Rede de Vizinhos Protegidos foi implantada na cidade de Arcos na noite dessa quinta-feira (16). O programa da Polícia Militar visa proporcionar maior interação entre vizinhos de um mesmo bairro ou região, no sentido de aumentar a segurança, através da cooperação. Formiga conta com o programa em vários bairros.

Os moradores dos bairros: Grajaú, Cidade Jardim, São Pedro, Cidade Nova e Lurdes, se mobilizaram e solicitaram a ajuda da PM para a implantação de um programa que diminuísse o número de furtos na região.

Tenente Rodrigo, do 63º Batalhão da PM de Formiga é especialista na rede e explica que o objetivo do projeto é formar uma rede de vizinhos que se ajudam mutuamente. Os próprios moradores são uma espécie de ‘câmeras vivas’, ou seja, orientados pela Polícia Militar, adotam estratégias para se proteger. As pessoas se organizam com o objetivo de coibir as ações dos criminosos, repassando informações de qualquer atitude suspeita imediatamente para a PM, por meio de meios de comunicação alternativos.

A Rede de Vizinhos é composta por moradores de um determinado bairro ou região, em grupos de residências circunvizinhas. Nas reuniões com a PM, os moradores são orientados sobre medidas de segurança que devem tomar cotidianamente. Devido aos bons resultados, o programa está sendo adotado em diversas cidades do Estado e até mesmo em outros pontos do país.

As pesquisas mostram ainda que, em sua grande maioria, os vizinhos não se conheciam e que, durante boa parte do dia, as ruas estavam sempre desertas. Baseando-se em dados estatísticos segundo os quais uma grande parte dos crimes era praticada depois que as pessoas saíam para trabalhar, foram feitas reuniões com a finalidade de mudar os hábitos dos moradores. A medida surtiu efeito em pouco tempo.

(Foto: Jaime Pedrosa/ Portal Arcos)

 

Fonte: Portal Arcos||http://www.portalarcos.com.br/noticia/22838/Rede-de-Vizinhos-Protegidos-e-lancada-em-Arcos

COMPATILHAR: