O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete), visando levar cada vez mais oportunidades de emprego para o cidadão mineiro, vai ampliar a rede do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no Estado. Nove municípios estão em fase de implantação de novas unidades de atendimento ao trabalhador e outras 13 aguardam a aprovação do Ministério do Trabalho. As novas agências do Sine irão contemplar municípios de todas as regiões do Estado.
Segundo o secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Carlos Pimenta, a ampliação da rede de atendimento ao trabalhador é essencial para atingir o cidadão em situação de vulnerabilidade social que precisa da ajuda do Estado para conseguir um trabalho. ?A unidade do Sine é o aconchego do trabalhador. É onde ele consegue respostas mais rápidas e pode disputar um emprego digno?, ressalta.
Os municípios mineiros que já obtiveram aprovação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego para a implantação das novas unidades do Sine são: Arinos, São Francisco, Conceição das Alagoas, Monte Carmelo, Oliveira, Mateus Leme, São Gonçalo do Rio Abaixo, Nova Lima e Nova Serrana. Já os municípios de Coração de Jesus, Jaíba, Itamarandiba, Francisco Sá, Rio Pardo de Minas, Várzea da Palma, Piumhi, Machado, Capelinha, Santos Dumond, Belo Horizonte ? Point Barreiro, Monte Azul e Santo Antônio do Monte, tiveram aprovação do Ceter, que já encaminhou as demandas para a aprovação do MTE.
O secretário Carlos Pimenta destaca que a ampliação, modernização e melhora do atendimento ao trabalhador, são pontos fundamentais para a efetividade do trabalho realizado no Sine. ?Sabemos que Minas Gerais é um bom ambiente para geração de empregos, assim, estamos modernizando as estruturas das agências do Sine e ampliando a nossa rede, pois o Sine é a porta de entrada do trabalhador para o mercado de trabalho?.
As unidades de atendimento ao trabalhador do Sistema Nacional de Emprego são coordenadas no Estado de Minas Gerais pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete). O Sine presta serviços gratuitos com o objetivo de melhorar as condições de acesso, permanência ou retorno das pessoas ao mercado de trabalho.
Além de intermediar mão de obra, o Sine encaminha os profissionais cadastrados para cursos de qualificação profissional, atende ao trabalhador solicitante do seguro desemprego e disponibiliza informações sobre o mercado de trabalho, por meio de palestras e cursos de competências básicas. Atualmente, Minas Gerais conta com 121 unidades do Sine que estão espalhadas por todas as regiões do Estado.
Critérios
Para que o município possa receber uma unidade do Sine, é preciso seguir alguns critérios estabelecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), como ter uma População Economicamente Ativa (PEA) acima de 10 mil habitantes. A demanda é levada ao Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (Ceter) que, após aprovação, encaminha a solicitação ao MTE.

COMPATILHAR: