O Escritório Regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Minas) em Passos, do qual Divinópolis e também Formiga fazem parte, contabilizou a realização de 708 cursos gratuitos para o público rural durante 2010. Os treinamentos de Formação Profissional Rural (FPR) e de Promoção Social (PS), os cursos mais procurados foram nas áreas de cafeicultura, aplicação de agrotóxicos, maquinário agrícola e saúde da família rural.
Conforme o gerente regional do Senar em Passos, Rodrigo de Castro Diniz, houve um aumento no número de cidades atendidas este ano em todas as regiões abrangidas pela entidade. O Senar atende cerca de 80 municípios envolvendo as regiões de Passos, São Sebastião do Paraíso, Piumhi, Alfenas, Guaxupé, Poços de Caldas e Divinópolis.
?2010 foi um ano muito produtivo para o Senar Minas, principalmente para nosso escritório regional. Mantivemos o número de eventos realizados em 2009, mas nossa meta para a região foi ultrapassada em 2%. Isso significou mais cursos gratuitos para os trabalhadores rurais?, explicou o gerente.
Na FPR, os eventos mais ministrados foram: agrotóxicos: 88; tratorista: 78 e roçadora: 52. Os treinamentos para a cafeicultura (derriçadora, poda e terreirero) somaram 80 cursos ? eventos de saúde na área de PS totalizaram o mesmo número.
Para 2011, o gerente tem boas expectativas para a região. ?Esperamos aumento significativo na realização de mais cursos com a entrada de novas parcerias, que possibilitarão maiores recursos para a atual demanda, principalmente na cafeicultura?, adiantou Diniz.
Além disso, existem expectativas para a entrada de novos cooperados e ampliação do trabalho na pecuária leiteira. Mais ênfase para os treinamentos que visam o bem estar da família rural e sua qualidade de vida também continuam sendo prioridades do Senar na região.
?Continuaremos a manter foco na área de saúde, tendo em vista o número de atividades educativas no meio rural. No início do ano, já temos agendadas duas grandes ações de cidadania no Programa Cidadão Rural nas cidades de Guaranésia e Monte Santo de Minas?, informou o gerente.

COMPATILHAR: