Gleiton Arantes

O professor José Ivo da Silva participou da reunião da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (17), e apresentou, por meio de fotos e mapas, o relatório final do projeto piloto “Santuário das Águas”, do programa “Vida Nova Rio Formiga”.  Ele já havia apresentado o projeto em outra reunião, ocorrida em setembro do ano passado.

O “Santuário das Águas” começou a ser desenvolvido em 2014, após a crise hídrica enfrentada pelo município. O objetivo é revitalizar em 10 anos as nascentes e córregos que formam o principal rio da cidade.

De acordo com José Ivo, o projeto instituído por meio da Lei Municipal 5082/2016, liderado pelo Ministério Público, conta com 16 parceiros e busca financiadores.  “A proposta foi feita ao reitor do Unifor-MG para nos apoiar e o MP também abraçou a causa. Vamos formalizar um grupo de parceiros e definir o papel de cada um no projeto, como por exemplo, o Saae e a Prefeitura”, disse.

O projeto piloto está sendo desenvolvido na micro-bacia do Córrego da Quebradeira afluente do Córrego do Morro das Pedras. A micro-bacia é formada por 11 nascentes e somente cinco estão produzindo água.“Foi por isso que escolhemos essa área, negociamos verbalmente com os produtores rurais e os custos foram financiados pela Arpa (Associação Regional de Proteção Ambiental)”.

(foto: Gleiton Arantes)

Os números já realizados no projeto piloto são: 7,6 km de terraço; 47 unidades de barraginhas; cerca de 3 km de cerca; dois tanques lonados para água de chuva; cinco pontos de estradas recuperados e seis saídas com bigodes e barraginhas em estradas. A área do projeto é de 277 hectares e envolve 15 propriedades. Atualmente, 11 famílias se dedicam à agricultura familiar.

“Foi feita uma cartografia da bacia, temos 18 mapas. O projeto “Santuário das Águas” foi baseado em outro projeto da redondeza, mas viramos referência. Recentemente,representantes de Pimenta e Doresópolis visitaram o nosso projeto”, disse José Ivo.

Segundo o professor, o projeto também é educativo e fiscalizador do uso de água na cidade. Foram confeccionados 15 mil folders, que serão distribuídos nas escolas de Formiga. Ele alertou os vereadores sobre a importância de se elaborar uma legislação daqui pra frente. Um exemplo é a criação de uma lei que regulamente as estradas rurais. “Não podemos parar para respirar. A ideia é continuar os trabalhos pelos próximos 10 anos, para que o nosso rio Formiga tenha vida nova”, concluiu José Ivo.

(Fotos: Vitória Ramos)

COMPATILHAR: