Por intermédio do deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PSC), o programa Academia ao Ar Livre foi implantada em cerca de 40 municípios de Minas Gerais. A medida trouxe estímulo à prática de esportes nas cidades em que o programa foi implantado e possibilitou a democratização destas atividades às camadas mais populares. A previsão é que o município de Formiga também tenha as academias em alguns bairros, para a prática esportiva da população.
A Academia ao Ar Livre tem como objetivo proporcionar um ambiente adequado para que a comunidade possa se exercitar em ambiente público, principalmente nas praças e quadras poliesportivas, além de promover a conscientização para a importância das atividades físicas para a saúde, lazer e a proximidade no convívio social da população.
Bons resultados
Carmo Rio Claro foi um dos municípios beneficiados pelo parlamentar. O vereador daquele município Claudinei Oliveira (PPS) fala com entusiasmo sobre como a academia que vem dando certo. ?O espaço está sendo muito utilizado, principalmente por pessoas da terceira idade, o projeto tem dado tão certo que minha expectativa é que seja implantado em outros bairros?.
O prefeito de Guaranésia João Carlos Minchillo (DEM) já até pediu a implantação de mais uma ?Academia ao Ar Livre?. Segundo o prefeito, a repercussão tem sido muito positiva e a população tem prestigiado o novo espaço de lazer. ?O deputado tem atuado com muita atenção em favor do município em todas as áreas?, sintetizou.
A cidade de Lima Duarte também foi contemplada e o vereador Luiz Henrique de Lima Alves (PV), já projeta benefícios também para o futuro. ?O deputado [Antônio Carlos] nos atendeu prontamente com o projeto da academia, tudo já está preparado para a inauguração. Os investimentos feitos facilitam o exercício físico e permite que todos, independente da idade, tenha qualidade de vida. E isso faz com que o município tenha pessoas mais saudáveis e haja uma diminuição considerável com os gastos de medicamentos químicos que combatem as doenças causadas pelo sedentarismo?, opinou.
O vice-prefeito de Arceburgo Elieu Ferreira (PSDC) elogiou também a Academia ao Ar Livre. ?Todos estão satisfeitos com o programa e participam de forma expressiva. A comunidade só tem a ganhar. Considero um dos melhores programas implantados aqui região.
Investimento traz benefícios consideráveis
A ?Academia ao Ar Livre? tem sido um grande sucesso no Estado do Paraná com a implantação do programa em várias cidades. De acordo com a TCM Sport, empresa especializada na produção de equipamentos de ginástica e serviços para academias, após a implantação das academias nas praças das cidades paranaenses, o uso de medicamentos e consultas médicas reduziu em cerca de 30% na população de idosos.
Outro benefício é que as academias têm funcionado como forma de resgate de determinados lugares públicos, uma vez que com o funcionamento da academia, o local se torna mais atraente para a população local.

COMPATILHAR: