Uma reunião foi realizada entre representantes da Santa Casa de Caridade de Formiga e do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Saúde de Formiga (STSSF). O encontro ocorreu na segunda-feira (4), na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Minas Gerais ? Seção de Relações do Trabalho, em Belo Horizonte.
Durante o encontro, representantes do hospital e do STSSF falaram sobre o andamento das negociações do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), referente ao período 2010/2011. Após a apresentação do posicionamento das partes, o sindicato se comprometeu a enviar para análise, até a próxima sexta-feira (8), uma contraproposta à Santa Casa, constando os pontos que não foram acordados. Os representantes da instituição se colocaram à disposição para dar andamento às negociações. As partes também entregaram documentos que farão parte do processo e serão analisados pela mediação.
Após as considerações feitas, uma nova reunião foi agendada para o dia 18 de outubro, às 10h30, no mesmo local, com a presença de representantes da Santa Casa e do sindicato.
O encontro foi realizado após uma reunião entre as partes, promovida no dia 20 de setembro, na Santa Casa. Segundo a assessoria de imprensa da Santa Casa, na ocasião, os membros do STSSF se apresentaram contrários, integralmente, à proposta definida pela instituição e, mesmo depois de discutirem alguns itens, a pedido dos representantes do hospital, não aceitaram a decisão de formalizar os pontos tratados junto à Mesa Administrativa, abandonando a reunião.
Um novo ACT está sendo negociado entre a Santa Casa e o sindicato desde o dia 16 de julho, quando foi publicado o arquivamento do Dissídio Coletivo de Trabalho 2009, após o julgamento do processo pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Várias reuniões já foram realizadas entre as partes, com o objetivo de solucionar o conflito e encontrar um caminho que beneficie e ampare instituição e funcionários.

COMPATILHAR: