Lorene Pedrosa*

Mães de meninas, com idade entre 7 e 11 anos, que disputaram o Mini Miss Formiga, realizado no sábado passado (23) no auditório Odette Khouri, estão contestando o resultado do concurso. Elas alegam que há fortes suspeitas de que a vencedora da disputa é agenciada pela Thwa, agência de modelos que promoveu o evento em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura.

Para as mães, o evento não passou de um “jogo de carta marcada”. Para elas, o maior problema não é o agenciamento ou não, mas a diferença de preparo entre as crianças, já que algumas delas, como é o caso da vencedora, já haviam feito curso de modelo realizado pela própria Thwa. Informação que, segundo as mães, não foi revelada em nenhum momento da preparação para o concurso.

Além disso, as mães alegam que foram feitas mudanças de última hora na apresentação de cada candidata, o que teria deixado boa parte das 14 meninas que desfilaram, inseguras e perdidas. Até então, seria montada uma passarela, mas por fim, as candidatas desfilaram no palco do auditório e precisaram fazer uma coreografia diferente da que havia sido ensaiada.

Outra reclamação é o fato de todos os jurados do concurso, com exceção da ex-miss formiguense, Daniela Bottrel, serem da agência idealizadora do evento.

Indignadas, cinco de onze mães que se posicionaram contra o resultado, se reuniram com o secretário de Cultura, Alex Arouca, e com outros dois servidores da pasta, Itamar Silva e Ivar Salviano, na quarta-feira (27), na Casa do Engenheiro (sede da Secretaria de Cultura).

No encontro, elas explicaram que representavam um número maior de pessoas descontentes com o que ocorreu no concurso e deram detalhes sobre os motivos da insatisfação coletiva e pediram que o valor da inscrição, de R$250, seja devolvido. “Algumas de nós gastaram mais de R$1 mil com o concurso na compra ou aluguel de roupas e pagamento de cabelo e maquiagem para saber, após o evento, que nossas filhas nunca tiveram chances de ganhar, pois competiam com quem havia sido treinado para a passarela”, comentou uma das mães presentes.

“Não estamos dizendo que não há méritos na vencedora, muito ao contrário, ela mereceu ganhar, mas queríamos estar cientes de que haviam crianças com curso para termos o direito de escolher se manteríamos ou não nossas filhas no concurso”, disse outra mãe.

Participaram da reunião na Secretaria de Cultura as mães: Mariane Palhares de Castro, Margarete Teresinha de Faria, Michele Dias da Silva Furtado, Gislane Cristina Faria Cruz e Michele de Oliveira Verçosa.

Secretaria de Cultura

O secretário de Cultura informou que não estava ciente do problema, já que está à frente da secretaria há apenas duas semanas e que toda a organização já havia sido definida antes disso e que a parte que coube ao município na parceria foi fornecer o local, iluminação e som. Alex disse ainda, que entraria em contato com o diretor da agência para agendar uma reunião entre ele e as mães.

“Agradeço que vocês tenham entrado em contato conosco para ficarmos mais atentos aos detalhes desse tipo de ação quando formos [o município] parceiros”, disse Alex Arouca.

A agência

O Últimas Notícias entrou em contato com o diretor da agência Thwa, Thião Costa, que informou que a vencedora do concurso nunca foi agenciada por eles e que ela apenas participou de um Curso de Modelo e Interpretação realizado em Formiga no fim do mês de julho e que outras candidatas também haviam feito o mesmo curso. O diretor da agência disse que era fácil confirmar que a vencedora não faz parte do casting deles, já que ela não consta no site da Thwa, onde estão as fotos de todas as crianças e adolescentes com vínculo com a agência.

Thião explicou que o resultado do concurso foi apertado e que duas mães de participantes acompanharam de perto a soma das notas das candidatas, o que dá total credibilidade ao concurso que é realizado nos mesmos moldes em várias cidades.

Questionado pelo portal por não ter informado previamente as mães das candidatas de que algumas meninas já teriam feito curso de modelo na própria Thwa, o diretor da agência disse: “a questão do preparo das meninas é um problema com o qual não tenho que me preocupar, porque todas as participantes foram treinadas por dois dias para o concurso, então se as mães não estão sabendo lidar com o resultado ou falharam em alguma questão que reavaliem, porque eu não falhei em nada”.

Thião encerrou dizendo que realiza concursos em muitas cidades e que a idoneidade do seu trabalho nunca foi questionada e que a candidata que ele prepara para o Mini Miss Minas Gerais é da cidade de Belo Horizonte, onde também realiza concurso nos moldes do realizado em Formiga.

Ainda sobre o agenciamento

Ouvida, Geralda Faria Silva, mãe da agora Mini Miss Formiga, Laura Faria Silva, confirmou as informações repassadas pelo diretor da Thwa. “Eu até gostaria que minha filha fosse agenciada, mas não é. Ela apenas fez o curso dado pela agência, assim como outras candidatas que não ganharam o Mini Miss. Na segunda-feira (2), às 14h, será realizada uma reunião entre as mães e o Thião Costa, que virá de Belo Horizonte acompanhado do advogado dele e tudo será devidamente esclarecido”, afirmou.

Vencedoras do concurso e jurados do evento
(Foto: Divulgação Secom Formiga)

O concurso

O Concurso Mini Miss Formiga foi realizado no sábado (23), no auditório Odette Khouri, e contou com a participação de 14 crianças.

Como já dito, a candidata vencedora foi Laura Faria Silva. O segundo lugar ficou com Beatriz Silva Arantes. Maria Clara Oliveira Faria ficou em terceiro.

Segundo a administração municipal, devido ao grande sucesso e aceitação da edição deste ano do evento, a Secretaria de Cultura incluirá o concurso no Calendário Anual de Eventos.

COMPATILHAR: